Vão ser abertas na segunda-feira (6/1) e terminam no dia 24 de janeiro as inscrições para a Educação para Jovens e Adultos (EJA). Em Maringá, seis instituições oferecem o programa de conclusão dos estudos no ensino fundamental e no ensino médio.
Para o ano letivo de 2020, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte readequou o cronograma da EJA para semestral e unificou a matriz curricular. Com isso, os estudantes vão conseguir concluir a etapa do ensino fundamental ou do ensino médio em dois anos.
Com a matriz unificada, todas as instituições que ofertam a EJA passam a ter as mesmas disciplinas, o que vai facilitar a continuidade dos estudos caso o aluno necessite mudar de escola. A medida também busca facilitar a organização dos professores para a escolha das aulas.
A readequação do cronograma não altera a carga horária dos cursos, mas com a carga horária concentrada, os estudantes concluem os estudos mais cedo, o que tende a reduzir a incidência de abandono.
“Acreditamos que essa reorganização será um grande incentivo para aquelas pessoas que por alguma razão deixaram os estudos e desejam retornar e concluir. O tempo para conclusão é um fator de escolha, pois voltar a estudar exige um esforço, comprometimento e adequação da rotina diária”, explicou o diretor de Educação, Raph Gomes Alves.
Quem pode fazer a EJA
O ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, pode ser cursado por qualquer pessoa com 15 anos completos. O ensino médio pode ser cursado por qualquer pessoa com 18 anos completos.
A EJA não é seriada, ou seja, o aluno não se matricula na série em que interrompeu os estudos, mas todos os anos cursados são validados para posicionar o aluno no semestre da etapa que melhor atenda às necessidades individuais.
O tempo máximo de curso para cada etapa é de dois anos, mas pode ser concluído em menor tempo, de acordo com a disponibilidade e os resultados obtidos pelo aluno.
Para efetivar a matrícula, o estudante deve procurar a instituição de ensino de seu interesse que oferta a modalidade e levar os seguintes documentos (original e cópia):
- Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento;
- RG (para maiores de 16 anos) ou Registro Nacional Migratório – RNM / Protocolo de Solicitação de Refúgio;
- Cadastro de Pessoa Física – CPF (para maiores de 16 anos e estudantes da Educação Profissional;
- Declaração de Vacinação emitida pela Unidade ou Posto de Saúde (para menores de 18 anos);
- Fatura recente da concessionária de energia elétrica, dos últimos dois meses;
- Comprovante de endereço adicional em nome da mãe/pai/responsável legal pelo estudante, quando a fatura não estiver em nome dos mesmos;
- Número de telefone para contato;
- E-mail da mãe/pai/responsável legal;
- CPF da mãe/pai/responsável legal ou Registro Nacional Migratório – RNM / Protocolo de
- Solicitação de Refúgio;
- Histórico Escolar.
A matriz curricular prevê as seguintes disciplinas para a EJA Ensino Fundamental: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, História, Geografia, Inglês, Arte e Educação Física.
A EJA Ensino Médio ofertará as seguintes matérias: Língua Portuguesa, Inglês, Matemática, Química, Física, Biologia, História, Geografia, Espanhol, Arte, Filosofia, Sociologia e Educação Física.
Atualmente, a rede estadual de ensino possui 92 Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJAs) e 238 escolas de EJA.
Veja onde tem EJA em Maringá
- ADAILE MARIA LEITE, C E – E F M – Rua Armando Crippa, 735 (44) 3228-5633
- CEEBJA PROF. MANOEL R.SILVA – E F M – Rua Paranaguá, 430 (44) 3262-2232
- JOSE G.BRAGA, C E DR – E F M – Avenida 19 de Dezembro, 8 (44) 3224-2121
- RODRIGUES ALVES, C E – E F M – Av Morangueira, 880 (44) 3263-2177
- TOMAZ E.DE A.VIEIRA, C E – E F M – Rua das Tipuanas, 621 (44) 3259-1415
- VITAL BRASIL, C E – E F M – Rua Marechal Deodoro, 865 (44) 3227-3314
Comentários estão fechados.