Após reforma, igreja matriz da Paróquia Cristo Ressuscitado vai ser reinaugurada nesta quarta

A primeira igreja matriz da paróquia Cristo Ressuscitado foi construída há 50 anos

  • Após dois anos de obras, a igreja matriz da paróquia Cristo Ressuscitado, na Zona 5, vai ser reinaugurada nesta quarta-feira (18/11). A celebração do rito da Dedicação da Igreja e do Altar vai ser presidida pelo administrador apostólico, Dom João Mamede. A missa começa às 19h30.

    A primeira igreja matriz da paróquia Cristo Ressuscitado foi construída há 50 anos, em 1969, por meio de um mutirão organizado pelo padre Geraldo Schneider, primeiro pároco da comunidade. As obras da nova igreja começaram em outubro de 2017 sob a liderança do padre Altair Ciarallo.

    Segundo o pároco atual, a igreja funcionava em uma estrutura provisória e o sonho da comunidade era construir um novo espaço que representasse os 50 anos de história da paróquia. A última adequação na paróquia foi realizada há mais de 15 anos.

    Inicialmente, a ideia era manter algumas características do templo como os pilares e o telhado, mas durante a reforma se percebeu que a estrutura estava comprometida. Dessa forma, apenas o alicerce foi mantido e uma nova igreja foi construída. A reforma custou cerca de R$ 4,1 milhões.

    A nova igreja tem capacidade para 662 pessoas sentadas e lugares de circulação que permitem a colocação de cadeiras. Com isso, a igreja tem capacidade para até 1 mil pessoas sentadas, quase o dobro da capacidade da estrutura anterior, que era para 540 pessoas e não contava com espaços para colocação de cadeiras.

    A construção tem sistema de captação de água da chuva e o telhado foi feito com material que ameniza o calor dentro do templo. Além disso, foi instalado sistema de climatização com ar-condicionado central.

    Com as obras, foram construídas novas capelas dedicadas à Nossa Senhora, São José e ao  Santíssimo Sacramento. “Não tínhamos uma capela do Santíssimo como temos agora. É uma capela agregada à igreja, mas que pode ficar aberta durante o dia para os fiéis fazerem suas orações”, diz o padre Altair Ciarallo.

    A igreja matriz da paróquia Cristo Ressuscitado também recebeu de Roma uma relíquia de primeiro grau do Papa São João Paulo II que vai ficar exposta para oração e veneração dos fiéis. A relíquia é um fio de cabelo do papa que governou a igreja católica por quase 27 anos e foi canonizado em 2014.

    O artista maringaense especializado em arte sacra, Antônio Batista de Souza Junior, confeccionou um painel com a figura de Cristo Ressuscitado que ocupa toda a parte de trás do presbitério. Segundo o catolicismo, com as mudanças na estrutura da paróquia, o administrador apostólico, Dom João Mamede, precisa celebrar o rito de Dedicação da Igreja e do Altar.

    “Ele [Dom João Mamede] vai ungir o altar com o óleo do Crisma para estar consagrado para as ações litúrgicas que vão acontecer na igreja. Isso significa que a igreja sendo dedicada não pode mais ter alterações na estrutura, apenas com a autorização de Roma”, explicou o padre Altair Ciarallo.

    https://www.facebook.com/iconografia.arte.sacra/photos/a.894836947196014/2261253617221000/?type=3&theater

    Comentários estão fechados.