Mundo Senai oferece minicursos e oficinas gratuitas na quinta e na sexta em Maringá e região

Para participar dos cursos é necessário ter idade mínima de 14 anos e fazer a inscrição antecipada

  • Nesta quinta-feira (21/11) e sexta-feira (22/11) tem a 11ª edição do Mundo Senai. Com intenção de despertar o interesse dos jovens pelas diversas profissões industriais, o Senai Paraná oferece diversas atividades gratuitas, com minicursos e oficinas sobre indústria 4.0 e Grand Prix.

    Para participar dos cursos é necessário ter idade mínima de 14 anos e fazer a inscrição antecipada por meio deste link aqui. O único curso que exige idade mínima de 18 anos é o de Combate a Incêndio.

    O evento é aberto ao público e na região Noroeste do Paraná vai ser realizado simultaneamente nas unidades de Maringá, Maringá CTM, Paranavaí, Campo Mourão, Umuarama e Cianorte.

    “Durante o evento abrimos as portas de unidades em todo o estado para convidar à comunidade para saber mais sobre a nossa formação profissional com uma programação especial”, diz a gerente de Educação Profissional do Sistema Fiep, Vanessa Frason.

    Na unidade Senai Maringá também vão ser oferecidos testes vocacionais, dicas de como alcançar o crescimento e o desenvolvimento profissional e uma exposição de trabalhos realizados por alunos dos cursos técnicos.

    Algumas das atividades oferecidas pela unidade são relacionadas à enzimática de frutas, instalação de películas e acessórios automotivos, motores automotivos, reparos domésticos e projetos em AutoCAD.

    Também vão ser oferecido minicursos de modelagem tridimensional para construção civil, customização de camisetas, modelagem e interpretação de saia, elaboração de currículo e entrevista de emprego.

    Na unidade Senai Maringá CTM vai ser realizada na sexta-feira (22/11) uma mostra de profissões. E também vai ter um minicurso sobre iniciação à lógica de programação e batalha de robôs Lego.

    Em Paranavaí, vai ter minicursos e oficinas sobre elaboração de curriculum e dicas para entrevista de emprego. Além disso, a unidade vai oferecer cursos de instalação de lâmpadas e costura de fuxico.

    Em Campo Mourão, os destaques vão para os cursos de iniciação na automação, conhecimento básico em eletrotécnica e o desenvolvimento de profissionais 4.0 para o mercado de trabalho e eletromecânica.

    Na unidade de Cianorte tem minicurso de introdução ao desenho de moda, além de palestra sobre o mercado de energia solar. Em Umuarama, vai ocorrer a apresentação do aluno Thiago Vinicius Azevedo, campeão da etapa paranaense da WorldSkills e o 1º Grand Prix de Inovação da cidade.

    A programação completa de cada unidade pode ser acessada no site oficial do Mundo Senai.

    Programação Senai Maringá na quinta (21/11)

    Fabricação de Muffins às 19h – 3h de duração
    Conteúdo: Higiene na manipulação de Alimentos; Origem dos Muffins; Mise en place: insumos, equipamentos e utensílios; Ingredientes necessários; Forneamento.

    Atividade Enzimática de Frutas às 14h – 3h de duração
    Você aprenderá sobre as atividades de enzimas proteolíticas presente em alguns frutos utilizando a gelatina como modelo proteico de substrato.
    Conteúdo: Proteínas, enzimas, enzimas proteolíticas
    Observação: É necessário que o aluno venha de calçado fechado e calça comprida, pois irá ter atividade em laboratório.

    Instalação de Películas e Acessórios Automotivos às 14h ou às 19h – 3h de duração
    Local do curso: Avenida Centenário, 116. Zona 08 – Incubadora Tecnológica – Setor 5
    Conteúdo: Instalação de película; Instalação de Alarme ênfase em programação; Instalação de Vidros elétricos; Instalação de Som Automotivo.

    Motores Automotivos às 14h ou às 19h – 3h de duração
    Conteúdo: Motores automotivos; Classificação dos motores; Funcionamento dos motores; Principais elementos que compõe o motor de combustão interna.

    Reparos Domésticos – Elétrica às 19h – 3h de duração
    Conteúdo: Noções básicas sobre o funcionamento do sistema elétrico residencial; Desenvolvimento de pequenos reparos em instalações elétricas residenciais (emendas, interruptores, tomadas, luminárias e resistência do chuveiro).

    Conceitos de Falhas e Manutenção em Sistemas de Transmissão às 19h – 3h de duração
    Conteúdo: Conceitos de redução, ampliação de força; Tipos de transmissão e elementos do sistema de transmissão; Falhas e diagnósticos; Prática demonstrativa em bancada.

    Projeto Técnico de Edificações Assistido por Computador (AutoCAD) às 19h – 3h de duração
    Capacitar para a utilização dos comandos básicos da ferramenta computacional de desenho técnico.
    Conteúdo: Comandos básicos (line, offset, move, rotate, scale, trim, extend, mirror, etc.); Configuração dos layers; Configuração para impressão.

    Modelagem Tridimensional para Construção Civil (Sketchup) às 19h – 3h de duração
    Capacitar para a utilização dos comandos básicos da modelagem 3D de edificações em baixa resolução.
    Conteúdo: Configurações iniciais; Ferramentas básicas de desenho (linha, figuras geométricas, mover, rotacionar, texturização, importação de objetos, criação de grupos e componentes, escalas, etc.)

    Noções de Combate a Incêndio às 19h – 3h de duração
    Conteúdo: Classes de incêndio, propagação do fogo e métodos de extinção.
    Idade mínima de 18 anos.

    Noções de Primeiros Socorros às 19h – 3h de duração
    Você aprenderá noções básicas de primeiros socorros e alguns procedimentos que poderão auxiliá-lo em caso de emergência.
    Conteúdo: Noções de primeiros socorros (hemorragias, queimaduras, fraturas e engasgamentos); Análise primária e Reanimação Cardiopulmonar (RCP).

    Customização de Camisetas às 14h ou às 19h – 3h de duração
    Fazer customização em camisetas, buscando personalizar de acordo com a criatividade.
    Conteúdo: customização em camisetas, personalização da peça de acordo com a criatividade.

    Modelagem e Interpretação de Saia às 14h ou às 19h – 3h de duração
    Interpretar o modelo e fazer a modelagem através de uma base de uma saia
    Conteúdo: Modelagem e interpretação do modelo de saia.

    Elaboração de Currículo e Entrevista de Emprego às 14h – 3h de duração
    Conteúdo: Elaboração de currículo, principais técnicas de uma entrevista, aspectos técnicos, aspectos comportamentais, dinâmicas em grupos.

    Programação Senai Maringá CTM na sexta (22/11)

    Automação Pneumática às 14h – 2h de duração                                            Inscrição: https://forms.gle/oB41a9dFMz2w93Sc8

    Metrologia às 13h e às 19h – 4h de duração
    Inscrição Turma 1: https://forms.gle/8xv33xpeCRzD9Uc6A
    Inscrição Turma 2: https://forms.gle/maSjnGfW9YdYmQum8

    Eletrônica Analógica às 13h – 4h de duração                                                 Inscrição: https://forms.gle/zaPj7XWFQV5XPyxL7

    Programação Básica de Arduino às 19h – 4h de duração
    Inscrição: https://forms.gle/aXqBVWTgeM5ewu3n9

     Energia Solar Fotovoltaica às 19h – 4h de duração
     Inscrição: https://forms.gle/ZJvysG2wketnv4hs8

    Instalações Elétricas Prediais às 13h – 4h de duração
    Inscrição: https://forms.gle/CswbpJcUbb2aeThP9

    Comentários estão fechados.