A partir das 9 horas deste domingo (27/10) vai ter uma mostra científica no Parque do Ingá. A organização é da SOS Riachos de Maringá e da Enactus, que é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Aberta ao público, a mostra científica marca o encerramento da 1ª Semana Lixo Zero de Maringá. Gratuitamente, os visitantes vão ter a oportunidade de conhecer organismos que vivem nos riachos, inclusive os microscópicos, e a importância da preservação dos mesmos para o ambiente.
No local, também vão ser oferecidas orientações sobre a compostagem, que pode ser feita pelas pessoas em casa, e também sobre o processo de reciclagem de resíduos orgânicos.
Em meio às ações da Semana Lixo Zero, o Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi) da UEM criou uma campanha permanente de recolhimento de tampinhas plásticas.
A professora Sônia Trannin de Mello explica que qualquer tipo de tampinha é válida, pode ser de embalagens de refrigerante, de suco, de água, de shampoo, de amaciante, de sabão líquido e outros. “O importante é que elas estejam limpas e secas”, destaca.
Todo material vai ser doado a uma cooperativa de reciclagem da cidade. Cada quilo de tampinhas de plástico é vendido diretamente nas indústrias de reciclagem a um preço médio de R$ 1,00.
“Se considerarmos que estas tampinhas irão demorar pelo menos 500 anos para decomposição, o que parece pouco em termos econômicos é muito em valor ambiental”, afirma Sônia Trannin.
O Mudi tem convidado a todos visitantes do museu a levar ao menos uma tampinha de plástico.
Comentários estão fechados.