Salas de aula de 35 unidades escolares da rede municipal de ensino de Maringá começam a receber ar-condicionado

Compartilhar

Mais 35 unidades escolares da rede municipal de ensino de Maringá começam a receber aparelhos de ar-condicionado nas salas de aula. O serviço de instalação vai ser dividido em três lotes e a primeira etapa começa nas próximas semanas.

O primeiro lote contempla 105 aparelhos em seis unidades escolares. O investimento nessa fase é de R$ 500 mil e vai beneficiar 2 mil alunos. A Escola Municipal Dom Jaime Coelho vai ser a primeira a receber os equipamentos.

No total, a licitação para a aquisição e instalação dos aparelhos de ar-condicionado abrange 681 equipamentos e o investimento total de R$ 3 milhões. A compra é divida em lotes com quantidades e modelos diferentes de aparelhos, desde 9.000 BTU´s até 60.000 BTU’s.

A segunda etapa contempla outras dez unidades escolares com 220 aparelhos. A previsão é que o final do ano letivo a instalação esteja concluída em 16 estabelecimentos de ensino.

As outras 19 unidades escolares incluídas na licitação vão receber ar-condicionado a partir de 2020 e há uma expectativa de que as 35 unidades tenham o ambiente refrigerado nas salas de aula até o início do ano letivo de 2020.

A rede municipal de ensino conta atualmente com 115 unidades escolares. Algumas já contam com aparelhos de ar-condicionado nas salas de aula. É o caso dos Centros Municipais de Educação Infantil Raul Pimenta e José Prestes Neto.

Em 2017, cinco unidades escolares também foram contempladas com a instalação dos equipamentos. Foram atendidas as escolas municipais Paulo Freire, Joaquim Maria Machado de Assis, José Marchesini, Oscar Pereira e o CMEI Benedito de Souza.

Segundo a Secretaria de Educação, estas unidades vão receber o gás refrigerado para garantir o funcionamento dos aparelhos.

“Ainda temos estruturas antigas que precisam receber reformas na rede elétrica, mas a expectativa é que todas unidades sejam contempladas”, disse a secretária da Educação, Gisele Colombari.


Compartilhar