Autoexame do câncer de mama também vale para os homens. Em 1% dos casos, eles são as vítimas da doença

Recomendação é que todos realizem o autoexame do câncer de mama ao menos uma vez por mês

  • Dentro da programação do Outubro Rosa da Prefeitura de Maringá, as ações de prevenção também são direcionadas aos homens. Eles precisam estar atentos ao autoexame do câncer de mama. Em 1% dos casos, eles são as vítimas da doença.

    As ações de prevenção vão ser realizadas durante todo o mês de outubro. Na manhã desta terça-feira (8/10), foram atendidos os servidores da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp).

    Eles receberam informações e orientações sobre mamografia e o autoexame do câncer de mama. Trabalhador do Cemitério Municipal, José Jorge de Paula, 56 anos, foi convidado a realizar o autoexame pela primeira vez.

    Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), cerca de 1% dos pacientes com câncer de mama são homens, com uma maior recorrência a partir dos 60 anos. “Precisamos nos cuidar. Nós, homens, temos que deixar o preconceito de lado. O que mais importa é pensar em nossa saúde”, disse José.

    Ana Lúcia de Souza, 57 anos, também participou da ação de conscientização. Ela foi internada no Hospital do Câncer em 2015, com suspeita de leucemia e procura se cuidar. “Eu via o sofrimento das pessoas no hospital e desde então eu realizo anualmente o exame. Todos deveriam prevenir”, contou.

    A recomendação é que todos realizem o autoexame do câncer de mama ao menos uma vez por mês. A prevenção pode ser feita em casa, durante o banho, ou na frente do espelho.

    A pessoa deve tocar toda a região da mama até a axila em busca de mudanças na textura, secreções, caroços ou outros incômodos.

    Cerca de 90% dos tumores são detectados pelos pacientes, segundo a Secretaria de Saúde. Em caso de suspeita, os pacientes devem comparecer até a Unidade Básica de Saúde (UBS).

    Nesta quarta-feira, tem ação de conscientização no Shopping Mandacaru Boulevard, das 8h30 às 12 horas. Vai ter ginástica, aferição de pressão, reflexoterapia, distribuição de plantas artesanais, artesanato e orientações sobre o autoexame.

    Na quinta-feira, a realização de exames e orientações para o autoexame, sob os cuidados de profissionais da Secretaria da Saúde, vai ser realizada no Shopping Cidade Maringá, vai ser das 10 horas às 16 horas.

    Acesse aqui a programação completa do Outubro Rosa organizado pela Prefeitura de Maringá.

    Comentários estão fechados.