Com destaque para cursos de Agrárias, ranking da Folha de S. Paulo coloca UEM como a 24ª melhor do Brasil

Compartilhar

Com destaque para os cursos de Agrárias, o Ranking Universitário Folha (RUF) de 2019, elaborado pela Folha de S.Paulo e divulgado nesta segunda-feira (7/10), coloca a Universidade Estadual de Maringá (UEM) como a 24ª melhor do Brasil, entre 197 universidades públicas e privadas avaliadas pela Folha de S.Paulo

A UEM também é apontada como a 6ª melhor universidade estadual do país, informação corroborada pelo Índice Geral de Cursos (IGC) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC).

No Estado do Paraná, é considerada a 3ª melhor instituição de ensino superior, atrás somente da Universidade Federal do Paraná/UFPR (8ª geral) e da Universidade Estadual de Londrina/UEL (23ª geral). Em comparação com o ano de 2018, a UEM que estava no 25º lugar geral, subiu uma posição.

“O ranking, muito respeitado, reforça o bom trabalho que vem sendo desenvolvido na UEM, a seriedade com que formamos nossos alunos e a seriedade das pesquisas realizadas”, analisa o vice-reitor, Ricardo Dias Silva.

O RUF também classifica 40 cursos de graduação. Os melhores desempenhos da UEM são na área de Ciências Agrárias: Agronomia (9º melhor do Brasil) e Zootecnia (10º melhor do Brasil). “O resultado representa o esforço e a dedicação de professores, técnicos e alunos, que, mesmo diante das dificuldades enfrentadas, conseguem promover ensino, pesquisa e extensão de qualidade, não só em nível regional, mas nacional”, diz a diretora-adjunta do Centro de Ciências Agrárias da UEM, Adriana Aparecida Pinto.

O ranking da Folha existe desde 2012 e, desde então, é publicado anualmente. Considera os critérios de pesquisa (42% da composição final da nota), ensino (32%), mercado (18%), inovação (4%) e internacionalização (4%). De acordo com a Folha, o levantamento “usa dados nacionais e internacionais e duas pesquisas de opinião do Datafolha”.

Para ver as performances completas das universidades brasileiras públicas e particulares na avaliação de 2019 do RUF, clique aqui. O pódio do Ranking Universitário Folha é ocupado pela Universidade de São Paulo/USP (1ª), Universidade Estadual de Campinas/Unicamp (2ª) e Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (3ª).


Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas