UEM tem quatro cursos de graduação com nota máxima no Enade. Veja quais e os resultados de outras estaduais

Os dados do Inep também apontam três graduações da Universidade Estadual de Maringá com nota 4

  • O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o desempenho do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2018. Na Universidade Estadual de Maringá (UEM), quatro cursos de graduação atingiram a nota máxima.

    O desempenho foi alcançado pelos cursos de Ciências Contábeis, no câmpus de Cianorte, Direito, Psicologia e Secretariado Executivo Trilíngue no câmpus sede, em Maringá.

    Os dados do Inep também apontam três graduações com nota 4, que é representa nível ótimo. O resultado foi alcançado por Administração e Ciências Contábeis, no câmpus de Maringá, e Design, no município de Cianorte.

    Nem todos os cursos da UEM foram avaliados. A cada ciclo o Enade define uma relação diferente das graduações a serem avaliadas. Ao todo, oito modalidades de cursos da Universidade Estadual de Maringá passaram pela avaliação. Quatro receberam a nota máxima e quatro ficaram com a nota 4.

    Em 2018, o Enade avaliou os estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social – jornalismo, comunicação social – publicidade e propaganda, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, serviço social, teologia e turismo.

    Também passaram pela avaliação os cursos que concedem diploma de tecnólogo nas áreas de tecnologia em comércio exterior, tecnologia em design de interiores, tecnologia em design de moda, tecnologia em design gráfico, tecnologia em gastronomia, tecnologia em gestão comercial, tecnologia em gestão da qualidade, tecnologia em gestão de recursos humanos, tecnologia em gestão financeira, tecnologia em gestão pública, tecnologia em logística, tecnologia em marketing e tecnologia em processos gerenciais.

    O Enade é aplicado desde 2004. De acordo com o Inep, o exame “avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização com relação à realidade brasileira e mundial”.

    O Exame é aplicado para estudantes ingressantes e concluintes dos cursos selecionados. Por ser componente curricular obrigatório, ele é indispensável para o universitário obter o diploma.

    A pró-reitora de Ensino da UEM, Leila Pessoa Da Costa, informa que, comparado à avaliação anterior, a instituição apresentou melhoria na nota dos cursos de Psicologia e Secretariado Executivo Trilíngue.

    Ambos saíram do conceito 4, em 2015, quando foram avaliados anteriormente, para 5 agora. Ainda conforme Leila, outros dois cursos, de Direito e de Ciências Contábeis em Cianorte, mantiveram a nota máxima 5.

    Também ficaram com a mesma nota 4 da avaliação anterior os cursos de Administração e Ciências Contábeis (Maringá).

    Veja desempenho de outras estaduais do Paraná

    UEL – Na Universidade Estadual de Londrina o destaque do MEC foi para os cursos de Psicologia, Direito e Jornalismo, que obtiveram nota 5. Serviço Social, Design Gráfico, Design de Moda, Ciências Contábeis e Administração alcançaram a nota 4.

    UNIOESTE – Na Universidade Estadual do Oeste do Paraná onze cursos conquistaram notas 4 ou 5. Obtiveram a nota máxima os cursos de Direito em Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão e Marechal Cândido Rondon, além de Serviço Social do câmpus de Francisco Beltrão.

    UNICENTRO – Na Universidade Estadual do Centro-Oeste o destaque ficou para o curso de Publicidade e Propaganda, que alcançou a nota máxima na avaliação. Outros sete cursos obtiveram nota 4, entre eles os cursos de Administração, em Guarapuava, Prudentópolis e Irati, Ciências Contábeis em Guarapuava e Irati, Psicologia em Irati e Serviço Social em Guarapuava.

    UEPG – A Universidade Estadual de Ponta Grossa teve 10 cursos avaliados, com destaque para Administração, Direito, Jornalismo e Turismo com nota 4, além de outros cinco cursos com nota 3.

    UENP – O curso de Direito da Universidade Estadual do Norte do Paraná atingiu a nota máxima 5 e outros 2 cursos obtiveram conceito 3, dos 4 avaliados.

    UNESPAR – A Universidade Estadual do Paraná teve quatro cursos com o conceito 4, entre eles Administração, em Paranaguá, Ciências Contábeis, em Paranavaí e Apucarana e Serviço Social em Apucarana. A universidade teve seis cursos avaliados com conceito 3.

    Comentários estão fechados.