41 candidatos disputam eleição do Conselho Tutelar de Maringá. Votação é no domingo

Para votar, é preciso ir até a seção eleitoral com o título de eleitor e um documento original com foto.

  • Vão ser realizados nesse domingo (6/9) das 8h às 17h, as eleições para o Conselho Tutelar de Maringá. Notal, 41 candidatos disputam 10 vagas.

    Acesse aqui e veja a lista dos dez candidatos mais votados.

    Cinco vagas são para o Conselho Tutelar Zona Sul e cinco são para o Conselho Tutelar Zona Norte. A votação é aberta para todas as pessoas residentes de Maringá e que estejam com a situação regularizada junto à Justiça Eleitoral.

    A votação vai acontecer em 38 colégios. Para votar, é preciso ir até a seção eleitoral com o título de eleitor e um documento original com foto. O voto não é obrigatório, mas a escolha dos conselheiros tutelares é um processo importante.

    Os 38 locais de votação do Conselho Tutelar

    Colégios eleitorais para a escolha de Conselheiros Tutelares
    Quem vota normalmente nos colégios da coluna vermelha, no processo para eleger o conselheiro tutelar votará no colégio da parte verde
    Quem vota normalmente nos colégios da coluna vermelha, no processo para eleger o conselheiro tutelar votará no colégio da parte verde

    Para as eleições vão ser utilizadas urnas eletrônicas. Os eleitos vão ter mandato de quatro anos, entre janeiro de 2020 e janeiro de 2024. O salário dos profissionais é de cerca de R$ 5,5 mil.

    Em 2019, 90 candidatos se inscreveram na disputa pelo cargo, o triplo do registrado em 2015. Porém, desse total, 29 tiveram a candidatura barrada na apresentação de documentos ou na comprovação de experiência no trabalho com os adolescentes.

    Após isso, 61 candidatos realizaram uma prova com 50 questões objetivas, sendo 40 sobre legislações específica e 10 sobre informatica. Sete perguntas foram anuladas. A prova foi aplicada no dia 28 de julho.

    Para chegar na fase de participar da eleição do Conselho Tutelar, os candidatos tiveram que acertar no mínimo 60% das questões de legislação e 30% das questões de informática.

    Por fim, apenas 41 dos 61 candidatos aptos a realizar a prova de seleção foram classificados para disputar o voto popular no dia 6 de outubro. Entre os participantes, 16 foram desclassificados por não atingirem a pontuação mínima exigida, três não compareceram e um foi eliminado.

    Os 41 candidatos e os números para votação

    Vale lembrar que o CMDCA, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, pleiteia a criação do terceiro e do quarto Conselho Tutelar de Maringá. A orientação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é que cada cidade tenha um conselho para cada 100 mil habitantes. E caso seja criado novos conselhos sejam criados serão chamados os suplentes escolhidos na eleição de 2019.

    Comentários estão fechados.