Comerciantes da região do Terminal Intermodal protestam e pedem fiscalização contra os ambulantes

Por: - 25 de setembro de 2019
Em forma de protesto, comerciantes serviram café da manhã para as pessoas que passavam pela região do terminal / Shil Luiz

Comerciantes com lojas na Galeria Via Estação e na Avenida Tamandaré protestaram no centro de Maringá e bloquearam o trânsito na Rua Joubert de Carvalho no começo da manhã desta quarta-feira (25/9). Eles pedem mais fiscalização contra os ambulantes na região central e que não ocorra um novo adiamento na entrega do Terminal Intermodal.

Como forma de protesto, os comerciantes levaram mesas e serviram café, refrigerante e pão para as pessoas que passavam no local. “É uma forma de demonstrar que parece que o cidadão tem que fazer alguma coisa pelo cidadão”, afirmou um dos manifestantes, Shil Luiz.

Segundo os comerciantes, após o início das obras e a instalação de pontos provisórios na Praça Raposo Tavares, o movimento caiu nos comércios da região e causou prejuízos. Além disso, eles contam que solicitam que a prefeitura fiscalize os ambulantes.

“Os ambulantes estão vendendo lanches, almoço e produtos que não sabemos da onde vem. Querendo ou não, isso atrapalha os comerciantes aqui”, disse.

Durante visita as obras do Terminal Intermodal na quarta-feira (18/9), o prefeito Ulisses Maia (PDT) afirmou que não há data exata da inauguração, mas a expectativa do município é liberar o térreo, onde os ônibus vão circular, no final de novembro. “Retirando os pontos da Raposo Tavares, da Avenida Tamandaré e da Rua Joubert de Carvalho, vai melhorar muito a mobilidade no local que volta a ser o que era antes [das obras]”.

O prefeito reconheceu o desconforto da população e dos comerciantes durante o período das obras. Ele também disse que a revitalização do Eixo Monumental vai trazer mais pessoas para os espaços públicos o que, na visão dele, pode movimentar o comércio da região.

Sobre as lojas e restaurantes que devem se instalar no segundo andar do terminal no próximo ano, Ulisses Maia disse acreditar que não deve haver prejuízo para os comerciantes da região. “Vai ter espaço para 14 lojas e não imagino que 14 lojas vão afetar o comércio do centro da cidade. É mais um espaço que, inclusive os comerciantes podem locar e colocar a loja aqui”.

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Maringá informou que a entrega da obra do Terminal Intermodal está prevista para novembro, como havia anunciado o prefeito.“Sobre a presença de vendedores ambulantes, equipes da Diretoria de Fiscalização realizam ações diárias neste local e, quando há situações pontuais, a orientação é para que sejam feitos registros na Ouvidoria do Município pelo 156″, afirmou a assessoria.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.