Projeto do Eixo Monumental reduz vagas para carros, cria ciclovia, valoriza pedestre e amplia espaços de lazer

Projeto para a Requalificação do Espaço Público do Eixo Monumental vai ser apresentado em audiência pública

  • A Prefeitura de Maringá convocou uma audiência pública para apresentar à população o projeto para a Requalificação do Espaço Público do Eixo Monumental. O projeto foi feito pela Natureza Urbana, empresa vencedora de Concurso Público Nacional de Arquitetura.

    O concurso foi realizado em 2018 e contou com a participação de 45 escritórios de engenharia e arquitetura de todo o Brasil. A proposta vencedora foi anunciada em novembro. Desde então, a Natureza Urbana passou a trabalhar nos projetos executivos e nos detalhes da intervenção, que promete mudar totalmente o espaço.

    Imagem divulgadas pela Natureza Urbana ao vencer o concurso / Divulgação

    A proposta reduz as vagas para carros em toda a extensão do projeto. O bolsão de vagas no espaço da extinta rodoviária, por exemplo, também deixa de existir.

    Pelos documentos anexados à convocação da audiência pública, mais de 400 vagas de estacionamento podem ser suprimidas no eixo entre a Catedral de Maringá e a Vila Olímpica.

    A redução de vagas para carros permite valorizar os pedestres e ciclistas, os espaços de convivência e áreas de esporte e lazer.

    Os projetos estão disponíveis na página da Prefeitura de Maringá. Neste documento, é possível entender como o espaço vai ser subdividido. E aqui tem o projeto com os equipamentos que vão ser incluídos no espaço do Eixo Monumental.

    A audiência pública vai ser realizada no dia 23 de outubro de 2019, às 19h30 no
    Auditório Hélio Moreira, Centro de Convivência Deputado Renato Celidônio, a Praça da Prefeitura, em anexo ao Paço Municipal.

    A reunião vai ser presidida pelo prefeito Ulisses Maia. Também participam os arquitetos da empresa Natureza Urbana e a secretária Municipal de Planejamento e Urbanismo, Bruna Barbosa Barroca.

    A intenção anunciada pela Prefeitura de Maringá é iniciar a revitalização do espaço com obras na Praça Raposo Tavares. A meta é concluir a reforma da praça até setembro de 2020.

    Comentários estão fechados.