Voluntários do Hospital Universitário de Maringá se reúnem no sábado. Saiba como ajudar instituição

Hospital recebe o apoio voluntário de 150 pessoas da comunidade e 27 profissionais de diversas áreas

  • Voluntários do Hospital Universitário de Maringá (HUM) participam neste sábado (31/8) do encontro quadrimestral organizado pela Assessoria de Ensino, Pesquisa e Extensão (Depe). O evento ocorre na semana em que se comemora o Dia Nacional do Voluntariado, lembrado nesta quarta-feira (28/8).

    O hospital tem 150 pessoas da comunidade e 27 profissionais de diversas áreas como enfermagem, psicologia, nutrição, medicina, farmácia, assistência social, biomedicina e engenharia de segurança do trabalho que atuam como voluntários. O trabalho voluntariado é garantido pela legislação federal.

    Os voluntários sociais fazem parte de diferentes instituições e entidades como a Igreja Missionária Central, Igreja Missionária Unida, Paróquia Santa Izabel de Portugal, Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Paróquia Santa Paulina, Paróquia Santa Helena, Igreja Adventista do Sétimo Dia, Igreja Adventista da Promessa, Assembléia de Deus, Igreja Batista Renovada e Igreja Batista.

    Outros grupos sociais como o Instituto História Viva, Projeto Abraço Quentinho, Projeto Criando Laços, Grupo de Vicentinos, Equipe Café da Manhã e Associação dos Amigos do HUM (AAHU) também desenvolvem ações no hospital.

    Dentro do Hospital Universitário, os voluntários sociais realizam atividades como contação de histórias, artesanato, oração pelos doentes e outras ações. Para ser voluntário social é necessário entrar em contato com a Assessoria de Ensino, Pesquisa e Extensão (Depe) ou com alguma instituição que presta serviço voluntário no HUM.

    O prestador de serviço voluntário profissional auxilia em atividades de ensino, pesquisa, extensão ou prestação de serviços. A carga horária máxima é de 20 horas semanais e a adesão ao serviço voluntário é feita mediante a celebração de um termo entre o profissional e o hospital. Para ser voluntário profissional é necessário entrar em contato com a Divisão de Recursos Humanos do HUM.

    O encontro, no sábado (31/8), vai ser realizado na sala 5 do Departamento de Medicina, no prédio anexo ao HUM. O evento começa às 13h30 com uma oficina de cuidados com o médico Paulo Mai New, a nutricionista Isabela Bianco e a psicóloga Catarina Dias Palácio.

    Comentários estão fechados.