Pedagoga salva aluno de 7 anos que estava engasgado em Sarandi. Ela lembrou das técnicas de salvamento

Por: - 24 de agosto de 2019
Criança é atendida pelo Samu, em Sarandi / Divulgação PMS

Na manhã desta sexta-feira (23/8), na Escola Municipal Padre José de Anchieta, um aluno de 7 anos se engasgou com pedaço de carne durante a merenda. “Esta foi a primeira vez que presenciamos um caso de engasgamento na escola, foi tudo muito rápido e precisamos manter a calma, para ajudar o aluno”, conta a Diretora, Sheila Gonçalves.

A coordenadora pedagógica, Gisele Luciana de Jesus, foi quem conseguiu salvar o menino. “A equipe de apoio da escola já esteva dando amparo ao menino, porém como não houve melhora me chamaram, no primeiro momento não consegui realizar a obstrução, mas devido as instruções de socorro do SAMU, durante a formação pedagógica, lembrei das manobras de salvamento, a única coisa que eu pensava era em salvar a vida do aluno”, contou.

A direção da escola chamou a equipe do SAMU para avaliar a situação. “Foi um atendimento muito emocionante, pois se não fosse a manobra Heimlich para a desobstrução das vias áreas, por mais rápido que tentamos chegar na ocorrência, talvez não seria possível reverter o quadro. Ficamos muito orgulhosos com os procedimentos realizados”, relatou o Diretor do SAMU, Pedro Correa.

A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar. Saiba mais detalhes aqui nesta reportagem.

Em maio de 2019, o SAMU esteve na Escola Municipal Padre José de Anchieta para apresentar pela primeira vez o “Projeto Samuzinho”. O objetivo foi conscientizar as crianças sobre a importância do trabalho realizado pelo SAMU.

Além disso, os profissionais também ensinaram de forma lúdica, manobras de salvamento, para que os estudantes saibam solicitar a ajuda do SAMU, em situações de urgência e emergência.

Em julho, a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Educação de Sarandi promoveram capacitação em primeiros socorros para todos os profissionais da rede municipal, durante a formação pedagógica.

O curso abordou técnicas para identificar vítimas em situações, que exijam atendimento de urgência como: parada cardiorrespiratória, infarto, engasgo, acidente vascular cerebral (AVC) entre outras possíveis ocorrências.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.