Em quase cinco anos, Projeto Vira Foto arrecadou R$ 27 mil em ração para ONG que resgata cães da rua

Por: - 8 de agosto de 2019
Alessandra Rossi, idealizadora do Projeto Vira Foto, com a "Toiço", cachorrinha adotada por ela / Sílvia Maciel

“Amor não tem pedigree”, “Todo vira-lata é de raça”, “Seja aquela pessoa que o seu dog acha que você é”, “Vira-lata é coisa fina” e “Gente legal gosta de bicho” são algumas das frases estampadas nos produtos do Projeto Vira Foto. Criado em outubro de 2014, em Maringá, o projeto vende quadros, camisetas, canecas e sacolas ecológicas, e a renda é utilizada na compra de ração para a ONG Dignidade Animal, que é mantida por doações.

Em quase cinco anos, o Vira Foto arrecadou R$ 27 mil em ração para a ONG, que resgata, reabilita e (re)insere cães por meio da adoção responsável. Atualmente, a Dignidade Animal conta com cerca de 60 cães no abrigo temporário, mas já chegou a ter 300 animais. Para adoção de animais, o contato é o Facebook e o Instagram.

Cães e gatos são os protagonistas dos produtos do Projeto Vira Foto, cujo nome surgiu da junção entre as palavras “vira-lata” e “fotografia”. Os preços dos produtos variam de R$ 49,90 a R$ 64,90, e a entrega é feita para todo o Brasil. O projeto foi idealizado por Alessandra Rossi, que trabalha com comunicação e marketing.

“Sempre gostei de cachorro e fotografia. Eu vivia pensando sobre o que poderia fazer para ajudar mais os dogs carentes e surgiu a ideia. Começou só com quadros: cães do abrigo temporário eram fotografados e os quadros eram vendidos no Facebook do Projeto Vira Foto. Depois de um ano, expandimos o leque de produtos”, explica Alesssandra.

O projeto sempre contou com voluntários que contribuem com a produção de fotografias, design e outros serviços, como é o caso do designer e tatuador André Cimoins, que mora em Curitiba, mas atua integralmente no Vira Foto.

Por meio dos produtos e de campanhas nas redes sociais, o Projeto Vira Foto busca incentivar as pessoas a adotarem animais, em vez de comprá-los. “Somos um projeto socioambiental e que além da venda dos produtos, levamos as pessoas a fazer um e exercício de pensamento sobre o valor de adotar um animal carente. Para salvar os animais é preciso salvar as pessoas”, ressalta.

Nesta quarta-feira (7/8), o Projeto Vira Foto divulgou uma nova campanha para incentivar a adoção de animais. A fotógrafa Sílvia Maciel fotografou vinte pessoas que adotaram cães, abraçadas em seus pets. O lema da campanha é “All you need is dog”, que significa “Tudo o que você precisa é um cão”, fazendo uma alusão à música “All you need is love”, dos Beatles.

Para conhecer os produtos do Vira Foto basta acessar as páginas do Facebook ou o Instagram.

Caneca “Vira-lata é coisa fina”, do Projeto Vira Foto / Divulgação
Quadro “Amor não tem pedigree” do Projeto Vira Foto / Divulgação
Camiseta “Vira-lata” do Projeto Vira Foto / Divulgação

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.