Colégio Estadual Silvio Magalhães Barros recebe projeto que une fotografia e alimentação saudável

Compartilhar

Estudantes do Colégio Estadual Silvio Magalhães Barros, em Maringá, vão participar de quarta-feira (7/8) a sexta-feira (9/8) de um projeto que une fotografia e alimentação saudável. É parte do projeto FotoArte, da ONG ImageMagica, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

O projeto busca promover a inclusão cultural em escolas públicas de todo o Brasil. Depois de Maringá, o caminhão da fotografia vai passar pelas cidades de Blumenau, em Santa Catarina, Itumbiara e Goiânia, no Estado de Goiás, e Simões Filho, na Bahia.

Os estudantes vão participar de oficinas de fotografia junto ao estímulo a olhares e percepções sobre hábitos alimentares.

A partir do princípio de que a fotografia pode ser uma ferramenta para refletir sobre alimentação saudável, a ONG ImageMagica realiza as suas oficinas e estimula o pensamento crítico.

Nos primeiros dias do circuito cultural, os estudante vão aprender algumas técnicas de fotografia e depois vão fotografar sobre os temas propostos. As imagens são feitas com o aplicativo Camino e compostas por uma legenda para complementar a mensagem.

Depois, acontece um momento mágico! Eles entram no caminhão da fotografia, que simula o interior de uma câmara escura. Lá, é possível entender como as imagens são formadas nas câmeras de verdade e nos nossos olhos.

Além das atividades com o caminhão, o projeto também vai contar com uma oficina especial com nutricionistas e educadoras da ImageMagica, que vão dar dicas para se alimentar melhor utilizando ingredientes regionais.

Durante as oficinas, os grupos vão produzir, degustar e fotografar seus pratos. Além disso, para que a atividade de cozinhar se torne um hábito, os participantes recebem um livreto ao final composto por pratos das oficinas.

Ao final do circuito, as escolas se tornam palco de uma linda exposição aberta à comunidade com os produtos feitos pelos participantes.

Com o intuito de envolver toda a comunidade escolar com o projeto, também vão ser realizadas atividades com os pais, educadores e moradores locais, além dos alunos, para incentivar ainda mais a alimentação saudável nas famílias da região.

Fundada pelo fotógrafo André François, a ImageMagica tem como missão promover o desenvolvimento de pessoas utilizando a fotografia como ferramenta de transformação e empoderamento. Desde 1995, já foram mais de 370 mil olhares transformados com projetos realizados em 15 países.

A ação em Maringá tem o apoio do Ministério da Cidadania e do Atacadão.


Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas