Desafio Painéis Ltda vence licitação para instalar placas de ruas iluminadas com energia solar. E vai ter USB para celular

Compartilhar

A Desafio Painéis Ltda foi homologada como vencedora da licitação aberta pela Prefeitura de Maringá para a instalação de placas de ruas iluminadas com energia solar, inscrição em braile e com entradas em USB para as pessoas carregarem os celulares.

A empresa ganhou a concorrência com uma proposta de R$ 1,53 milhão para a instalação de até 1.188 equipamentos. O edital de licitação previa um teto de gastos de até R$ 1,93 milhão. Como a concorrência é por registro de preços, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), que vai controlar o serviço, não precisa usar o valor total.

A proposta é que as as placas sejam carregadas com energia solar e garantam iluminação à noite, o que vai facilitar a localização de pedestres e motoristas. A bateria que vai ser carregada pela luz solar precisa ter a capacidade para funcionar por até sete dias sem sol.

Em entrevista ao Maringá Post, em novembro de 2018, quando o edital de licitação foi publicado, o secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur, explicou que o número de placas é suficiente para atender a até 150 cruzamentos urbanos, mas tudo vai depender da disponibilidade orçamentária da pasta.

Os locais onde as placas serão afixadas devem ser escolhidos pela Semob. O principal critério para escolha são as regiões com maior fluxo de pessoas, “principalmente na área central, em cruzamentos mais movimentados e nos eixos principais, como avenidas Mandacaru e Morangueira”.

Para facilitar a vida de deficientes visuais, vai ser afixada uma placa em alumínio, a 1,30 m do chão, com texto em braile com os nomes das ruas. A 1,50 m do chão, vai ter a entrada USB, que vai permitir aos pedestres carregar o aparelho celular.

“É mais um conforto para a população e isso não agrega custo elevado para o sistema”, disse o secretário.

Para decidir sobre a abertura do processo licitatório, a Semob fez testes no início de 2018 com as placas de ruas iluminadas nos cruzamentos das avenidas Duque de Caxias com a Tiradentes e das avenidas Duque de Caxias com a Brasil.


Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas