Semana de prevenção às drogas em Maringá começa sábado. Só em 2019, mais de 2 mil usuários foram atendidos

Compartilhar

A semana de prevenção às drogas em Maringá começa neste sábado (22/6). Nos próximos dias vão ser realizadas ações preventivas em praças, parques, escolas, colégios, faculdades, além de atividades no sistema prisional e equipamentos públicos e a 8ª Conferência Municipal de Políticas sobre Drogas.

A organização da semana de prevenção às drogas em Maringá é da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc). A abertura oficial vai ser na Praça Pedro Alvares Cabral, a Praça de Patinação da Avenida Cerro Azul. Durante o sábado, das 9 horas às 19 horas, vai ter atividades de prevenção com frequentadores do espaço.

Um relatório divulgado pela Prefeitura de Maringá mostra que só em 2019 foram registrados 2.106 atendimentos a usuários de drogas nos hospitais Universitário e Municipal, e demais estabelecimentos de saúde no município.

A faixa etária predominante é dos 26 e 40 anos, tendo o álcool (855), crack (511), cocaína (493) e a maconha (200) como as principais drogas. Entre os usuários que buscaram o  atendimento, 1745 eram homens e 361 eram mulheres.

“O objetivo é sensibilizar a comunidade que a prevenção precisa começar dentro de casa, ou seja, com a família. A Semana também ressalta que não existe hora e idade para receber orientações, e uma vez iniciado, torna-se mais difícil o combate às drogas”, explica o diretor de Políticas sobre Drogas da Sasc, Paulo Gustavo.

Várias palestras e ações preventivas vão acontecer durante a semana. No domingo (23/6), por exemplo, entre as ações de prevenção às drogas em Maringá, vão ser realizadas no Parque do Ingá, das 9h30 às 11h30, e na Praça da Catedral, das 16 horas às 19 horas.

Na segunda-feira (24/6), vai ter uma ação na Agência do Trabalhador, das 9 horas às 10h30 e outra na Feira do Produtor, realizada no estacionamento do Estádio Willie Davids, das 17 horas às 19 horas.

Para a terça-feira (25/6) foram programados bate-papos a partir das 8h30 no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Santa Clara e no Centro de Socioeducação  (Cense). À tarde, tem bate-papo no Lar Escola de Maringá, a partir das 14 horas.

No começo da noite de terça-feira, a partir das 19 horas, foi programado um passeio ciclístico no Parque do Ingá.

Na programação de quarta-feira (26/6) tem um fórum com alunos do Colégio Estadual Rui Barbosa, das 13h45 às 17 horas, e um curso de capacitação do Conselho Municipal da Juventude na UEM, das 18h30 às 19h30.

As detentas da ala feminina da 9ª Subdivisão Policial de Maringá vão participar de um bate-papo na quinta-feira (27/6), quando também tem a apresentação do projeto “Não deixe o álcool estragar sua festa”, das 19 horas às 20h30, na Câmara Municipal.

Para fechar a semana de prevenção às drogas em Maringá, tem a 8ª Conferência Municipal de Políticas sobre as Drogas, das 8 horas às 14 horas, na Unicesumar, na sexta-feira E na noite de sexta vai ter blitz de prevenção nos bares da Avenida Paranaguá.

A programação completa da Semana de Prevenção ao Uso de Drogas pode ser acessada aqui.


Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas