Campanha de vacinação contra a gripe em Maringá começa com gestantes e crianças

É a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe (Influenza). Meta é vacinar 130 mil pessoas em Maringá.

  • Começa na quarta-feira (10/4) a campanha de vacinação contra a gripe em Maringá. Até o dia 18 de abril, as 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade vão atender apenas as crianças com idade entre seis meses e cinco anos, onze meses e 29 dias, além das gestantes.

    A prioridade foi definida porque a Secretaria de Saúde de Maringá entende que estes dois grupos têm a maior dificuldades de imunização.

    A segunda fase da 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe (Influenza) em Maringá vai ser iniciada na segunda-feira (22/4) e prossegue até 31 de maio. Nessa fase, a vacina vai ser disponibilizada a todos os grupos.

    Além das crianças de seis meses até cinco anos, 11 meses e 29 dias e gestantes, vão ter direito à vacinação contra a gripe as pessoas com 60 anos ou mais, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais.

    Em Maringá a meta é distribuir a dose da vacina para 130 mil pessoas. A meta é vacinar 90% dos grupos prioritários.

    No sábado (4/5) vai ser realizada a mobilização nacional para a vacinação contra a gripe. Na oportunidade, as 34 UBS vão ficar abertas das 8 horas às 17 horas.

    Entre os anos de 2011 e 2018, a cobertura vacinal dos grupos prioritários, em geral, atingiram a meta. Porém, houve queda no grupo de crianças e gestantes. O alcance foi de 77% em 2017 e 2018 (gestante e crianças).

    A composição da vacina é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para reduzir internações, complicações e mortes pela Influenza também conhecida como Gripe H1N1. A doença é respiratória e infecciosa de origem viral, que pode ser fatal.

    As doses vão ser disponibilizadas nas 34 UBSs do município e dos distritos de Floriano e Iguatemi. A Sala de Vacinação da Secretaria de Saúde, em razão das reformas no prédio da secretaria, na Avenida Prudente de Morais, 885, está, temporariamente, desativada.

    Par mais informações, é possível ligar no (44) 3218-3120 ou (44) 3218-3121.

    Comentários estão fechados.