Programa de incentivo à reciclagem da ACIM chega ao comércio da Avenida Cerro Azul em Maringá

Pesquisa feita na Cerro Azul para saber se havia demanda pelo projeto mostrou que 70% dos empresários não sabiam sobre coleta seletiva.

  • O projeto Recicla Comércio, que incentiva a reciclagem entre os comerciantes, passa a funcionar na Avenida Cerro Azul a partir desta quarta-feira (3/4), onde 108 empresas aceitaram participar do programa.

    “Uma pesquisa feita na Cerro Azul para saber se havia demanda pelo projeto mostrou que 70% dos empresários não sabiam sobre coleta seletiva. Isso mostra a importância de divulgar esse serviço. A expectativa é continuar avançando para que o programa alcance toda área comercial da cidade”, afirma o diretor executivo do Recicla Comércio, Wagner Severiano.

    Realizado a partir de uma parceira da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) e a Prefeitura de Maringá, o Recicla Comércio passou por uma reformulação. Agora, além da coleta seletiva, também atua na educação ambiental por meio de ações digitais.

    O Recicla Comércio foi criado em outubro de 2015. Desde então, incentiva a reciclagem por meio de um trabalho de conscientização. A ACIM promove a sensibilização de empresários e a coleta fica a cargo da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, em dias específicos.

    Atualmente, são atendidas cerca de 400 empresas localizadas nas avenidas Pedro Taques, Morangueira, Mandacaru, Tuiuti e Guaiapó. A partir de agora, passa a atender também outras 108 da Avenida Cerro Azul, que foram previamente cadastradas e receberão o saco verde do projeto.

    “Antes os empresários receberam a visita da nossa equipe. Eles foram apresentados ao projeto e convidados a participar. Os 108 que demonstraram interesse foram cadastrados e receberam orientações sobre como fazer a separação”, explica Severiano.

    Após as primeiras coletas, a equipe do programa vai fazer uma nova visita para comprovar a adesão das empresas. A partir da segunda quinzena de abril, também começam a ser usadas as estratégias de marketing digital.

    “Vamos reforçar nosso compromisso com a questão ambiental substituindo o papel e a cartilha por meios digitais. Criamos um grupo de WhatsApp e uma lista de e-mails para lembrar os comerciantes semanalmente sobre a coleta e para repassar orientações”, diz

    Severiano explica que a coleta vai ser feita as segundas, quartas e sextas-feiras no trecho entre o Teatro Reviver e o final da avenida. Toda segunda-feira, a coleta também passa no trecho entre a Praça da Catedral e o Teatro Reviver.

    O diretor executivo ressalta ainda que as ações de marketing digital contemplam apenas as 108 empresas recém-cadastradas no projeto. Num segundo momento, o trabalho vai ser estendido ao comerciantes da Avenida Teixeira Mendes, a próxima avenida a receber o Recicla Comércio. “Estamos em fase de cadastramento dos interessados”, diz.

    O objetivo do projeto é contribuir com a sustentabilidade ao evitar que materiais recicláveis cheguem ao aterro sanitário, como papelão, plástico, metais e outros. Em média, são recolhidas entre 1,5 e 2 toneladas de recicláveis em cada avenida por semana.

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