Quinze mulheres são homenageadas por vereadores na Câmara de Maringá. Sábado tem pedalada e caminhada para elas

Por: - 7 de março de 2019
Foto oficial da homenagem dos vereadores a 15 mulheres / Divulgação

Na manhã desta quinta-feira (7/3) os vereadores de Maringá entregaram o título de Mérito Comunitário a 15 mulheres. Cada homenageada foi escolhida por um vereador. A ação foi realizada em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Nesta sexta (8/3) vai ter mais uma homenagem na UEM e no sábado (9/3) tem uma pedalada e caminhada para elas.

Na Câmara, a professora universitária Eliane Maio falou em nome das homenageadas. Ela falou sobre a importância do 8 de março para a luta das mulheres por direitos e melhores condições de trabalho e de vida. “A data ficou esquecida durante muitos anos e foi retomada pelos movimentos feministas na década de 1970”, disse.

Ela também citou que, no Brasil, são 164 estupros por dia e o País é o 5º no mundo em número de feminicídios. “Queremos igualdade, queremos poder andar nas ruas sem medo, queremos mais respeito, mais oportunidades e mais protagonismo”, defendeu.

A secretária da Mulher, Cláudia Palomares, complementou as estatísticas e citou pesquisa realizada em nível nacional que mostra que 536 mulheres são agredidas a cada hora (socos, chutes, empurrões) e 177 são espancadas.

“Infelizmente a maioria das vítimas não busca ajuda e elas precisam de ajuda. Se elas não vêm até a nós, nós da secretaria da Mulher precisamos ir até elas.”

Presidente do Conselho Municipal da Mulher, Tania Tait, ressaltou a importância de lutar pelo fim da violência contra a mulher.

As quinze mulheres homenageadas na Câmara

  • Aparecida de Fátima Henrique Antônio – Vereador Jamal Mohamad Abou Fares
  • Marta Maria da Silva – Vereador Flávio Mantovani
  • Kelly Cristina Camargo Chagas – Vereador Cristiano Niero Astrath
  • Simone Fernandes – Vereador Onivaldo Barris
  • Valkiria Trindade de Almeida Santos – Vereador Mário Hossokawa
  • Maria Gertrudes Rossi Cantagalli – Vereador William Gentil
  • Mariana Matias Quintino Viana -Vereador Francisco Gomes dos Santos
  • Camilla dos Santos Lorencete – Vereador Alex Chaves
  • Neuza Maria Tomazini Reis – Vereador Altamir Antônio dos Santos
  • Eliane Maio – Vereador Mário Verri
  • Iani Valério da Silva – Vereador Odair Fogueteiro
  • Dirce Basso Mariucci – Vereador Carlos Mariucci
  • Maria Aparecida Cândido Ribeiro – Vereador Sidnei Telles
  • Fábia dos Santos Sacco – Vereador Jean Marques
  • Cleonice Soares de Oliveira Santos – Vereador Belino Bravin Filho

Nesta sexta-feira (8/3) também vai ter homenagem às mulheres no auditório do Hospital Universitário de Maringá (HUM). Durante o evento “Mulheres que defendem Mulheres” vão ser homenageadas onze profissionais que atuam dentro da UEM em projetos de defesa do público feminino. Acesse aqui e veja quem são as homenageadas.

Pedalada e caminhada para elas

Na manha de sábado (9/3), a partir das 9 horas na Praça da Catedral, vai acontecer a concentração da pedalada e caminhada para elas. O ato é pelo Fim da Violência Contra a Mulher. Organizado pela Secretaria da Mulher, o evento integra a programação em homenagens a elas.

As participantes e os participantes poderão participar a pé ou de bicicleta. O evento conta com apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e da Guarda Municipal. A orientação aos participantes é que usem roupas confortáveis nas cores rosa, branca e lilás.

“É uma forma de chamarmos a atenção da população para este problema tão sério, que faz vítimas independentes da idade, etnia ou classe econômica. Precisamos conscientizar mulheres e homens a respeito do problema da violência”, afirma a secretária da Mulher, Cláudia Palomares.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.