O reitor da Unicesumar Wilson Matos assinou nesta segunda-feira (18/2) o aditivo no convênio de estágio supervisionado no Hospital Santa Rita. Além dos acadêmicos de Medicina do 5º e 6º ano da instituição, estudantes do 4º ano de Enfermagem também passam a atender em um dos maiores hospitais de Maringá, referência regional e estadual.
O estágio supervisionado é uma determinação do Ministério da Saúde e tem como objetivo a integração ensino-serviço. Por meio do convênio, alunos aprendem na prática os procedimentos hospitalares e convivem no dia a dia com situações que vão vivenciar depois de se formar.
Para isso, contam com área de internato especial construída pela Unicesumar há um ano, com um auditório para realizar reuniões e atividades pedagógicas, dois quartos para descanso, espaço para as refeições e todas as áreas de atendimento clínico e cirúrgico do Hospital.
O Hospital Santa Rita se dedica ao atendimento ambulatorial, clínico cirúrgico, internamento e de alta complexidade a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de Maringá e da macrorregião. Conta com estrutura ampla e moderna, em 29 especialidades, sendo o único hospital referência na região em Cardiologia. Também é porta de entrada para o Serviço de Atendimento Médico de Urgência, o SAMU.
Segundo o superintendente administrativo do Hospital Santa Rita, Antonio Carlos, que também recepcionou a nova turma de 42 acadêmicos de Enfermagem, o convênio consolida o hospital como assistencial, ajudando na formação e qualificação dos profissionais da área de saúde.
“Vejam neste local a possibilidade de lidar diariamente com o que vão trabalhar no futuro. Sempre lembrando que o foco é no paciente, que é quem realmente tem que reconhecer a qualidade no atendimento e validar que os acadêmicos estão aptos para o mercado de trabalho”, orientou.
Hiran Castilho, representando o Hospital Santa Rita, destacou a importância da parceria. “O mundo melhor que a gente quer passa pela educação. É uma grande honra essa parceria com a Unicesumar, instituição que tanto orgulha Maringá e região. Estamos unindo as nossas forças para fazer um mundo melhor, caminhando juntos”, disse.
Para Wilson Matos, essa parceria retrata o resultado de um trabalho de décadas desenvolvido pela instituição de ensino, que completa 30 anos no final de 2019, e pelo Hospital Santa Rita, que está completando 60 anos.
“Me lembro, ainda na juventude, de acompanhar o dr. Hiran Mora Castilho e a irmã dele, dra. Iorfinda Mora, na construção do hospital. Vamos completar 30 anos de atividades com 175 mil alunos e consolidando a instituição como referência na saúde também. Área da saúde é mais que uma profissão. Sobretudo é uma missão”, afirmou.
Comentários estão fechados.