De olho na educação financeira das crianças, o Procon de Maringá vai realizar em 2019 o “Projeto Futuro”. A ideia é realizar apresentações teatrais itinerantes voltadas às crianças de 6 a 12 anos. Além disso, serão realizadas palestras a jovens e adultos sobre boas práticas de consumo, poupança, investimento e como administrar o orçamento familiar.
O “Projeto Futuro” foi idealizado no final de 2018. Um dos motivos é que segundo balanço do Procon, dos mais de 30 mil atendimentos feitos pelo órgão no ano passado, um terço estava relacionado às finanças pessoais, sobretudo a dívidas de cartões.
Para realizar o “Projeto Futuro”, o Procon de Maringá abriu inscrições a artistas e grupos teatrais que possam desenvolver peças teatrais sobre educação financeira. As inscrições são gratuitas e ficarão abertas até as 9 horas do dia 25 de janeiro.
O Procon vai pagar até R$ 1 mil por apresentação. As peças teatrais visam a divulgação de espetáculos lúdicos para crianças de 6 a 12 anos em unidades de ensino com a temática de educação financeira.
As apresentações precisarão ter de 20 a 30 minutos e o roteiro deverá priorizar a defesa do consumidor, especificamente a importância da nota fiscal e o direito de garantia, como também o consumo consciente e a poupança.
Podem se inscrever artistas independentes, associações, cooperativas, companhias, ou grupos na forma de pessoa física ou jurídica com ou sem fins lucrativos, mas de natureza estritamente artístico-cultural. À exceção de cooperativas, cada proponente poderá participar com até duas propostas.
O diretor do Procon de Maringá, Felipe Martins, explica que um ônibus adaptado com palco e sala de aula também levará as atividades nos bairros mais carentes.
“Licitaremos a adaptação de um veículo do município para esse projeto de educação financeira itinerante. Um dos principais objetivos é sensibilizar as famílias de baixa renda para a administração de recursos e prevenção ao endividamento”, acrescenta.
O projeto contará ainda com a utilização de coletânea em três volumes sobre a educação financeira. Além do professor, a publicação terá exemplar específico para pais e filhos.
Para mais informações, basta entrar em contato com o Procon de Maringá pelo telefone (44) 3293-8150 ou pelo e-mail: [email protected]
Comentários estão fechados.