Cabine de minirroda gigante despenca com menino de 6 anos em Maringá. Brinquedo é interditado. Bombeiros autorizaram e Crea-PR vistoriou

Por: - 7 de dezembro de 2018

Uma cabine da minirroda gigante instalada na Praça Napoleão Moreira da Silva, no centro de Maringá, despencou de cerca de 2 metros de altura com um menino de 6 anos dentro, por volta das 21h20 desta quinta-feira (6/12). Os ferimentos na altura dos joelhos não foram graves.

O brinquedo foi interditado pelo Corpo de Bombeiros e segundo o tenente Alexandre Bettiol Ferelli, que atendeu a ocorrência, a minirroda gigante não tem nenhuma condição para funcionar. Além disso, próximo ao brinquedo, “há fios de alta tensão desencapados”, acrescentou.

Os proprietários dos brinquedos instalados no local devido à programação da Maringá Encantada – Um Natal de Luz e Emoção deixaram o local logo após o acidente. A criança foi socorrida pelo Serviço Móvel de Urgência (Samu) e encaminhada ao Hospital Universitário. Sofreu apenas escoriações.

Bombeiros autorizaram e Crea vistoriou

Na manhã desta sexta-feira (7/12) a Prefeitura de Maringá emitiu uma nota, acompanhada de documentos, lamentando o ocorrido, informando que os brinquedos pertencem à empresa A.R. Diversões, tendo como sócio administrador Alexssandro Dainez Marcelino.

Os documentos mostram que os brinquedos foram vistoriados por um engenheiro mecânico designado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) entre os dias 15 de novembro e 1 de dezembro, e recebeu autorização do Corpo de Bombeiros.

A Vara da Infância e Juventudes e as polícias Militar e Civil também foram informadas sobre a instalação dos brinquedos. O laudo da prefeitura autorizando a instalação da minirroda gigante foi emitido no dia 14 de novembro. Segundo a prefeitura, 20% da arredação serão para o Provopar.

O local, popularmente conhecido como Praça das Pernambucanas, está com com várias barracas de comerciantes, atraídos pela pela programação natalina que se concentra naquela região da cidade. Eles disseram que têm autorização do município. A prefeitura confirmou a informação.

Segue, na íntegra, a nota encaminhada pela assessoria de imprensa do município ao Maringá Post às 10h58 desta sexta-feira.

“A Prefeitura de Maringá lamenta o incidente ocorrido em brinquedo instalado na Praça Napoleão Moreira da Silva na noite desta quinta, 6, local que concentra atividades do projeto de decoração natalina ‘Maringá Encantada’, e informa que já determinou a retirada da mini roda gigante de maneira definitiva, após problema mecânico que causou queda de uma das gôndolas.

Os brinquedos são explorados pela empresa A.R Diversões, mediante parceria com o Provopar (20% da arrecadação com bilhetagem será revertida para entidades assistenciais). O funcionamento dos brinquedos está devidamente autorizado por laudos técnicos, inclusive do Corpo de Bombeiros, liberado no dia 14 de novembro.

Foi solicitada uma segunda vistoria ao Corpo de Bombeiros para certificar as condições dos brinquedos remanescentes (6 no total) e, em se constatando quaisquer irregularidades, serão imediatamente removidos. Os brinquedos permanecerão inativos até apresentação do laudo desta segunda vistoria.

A Prefeitura de Maringá e a empresa responsável pelos brinquedos prestaram toda a assistência a criança envolvida no incidente e continuam acompanhando o caso (em anexo, laudos com autorizações para funcionamento dos brinquedos).”

Logo após o acidente, o tenente Alexandre concedeu entrevista ao site Plantão Maringá, que reproduzimos abaixo.

Laudos encaminhados pela prefeitura

Laudo do Conselho Regional de Agronomia e Engenharia do Paraná (Crea-PR)
Comunicado à Polícia Militar. Documentos semelhantes foram enviados para a Vara da Infância e da Juventude e Polícia Civil
Laudo de alvará da Prefeitura de Maringá com certificado de vistoria do Corpo de Bombeiros
  • Primeira atualização feita às 11h15 desta sexta-feira (7/11), com a inclusão da nota e documentos enviados pela Prefeitura de Maringá.

Artigos Relacionados

Empregos em Maringá

Últimas vagas de Empregos

GUIAS