Uma pane elétrica no sistema de captação de água da Sanepar ocorrido às 3 horas desta quinta-feira (22/11) paralisou o abastecimento em mais de 40 bairros de Maringá. As equipes da companhia de saneamento conseguiram resolver o problema por volta das 9 horas.
Embora o bombeamento de água para as estações de tratamento tenha sido 100% retomado, a distribuição às unidades consumidoras se dará de forma gradual a partir das 13 horas e apenas nesta sexta-feira (23) será normalizado, segundo a assessoria de imprensa da Sanepar.
“Queimou o módulo de segurança na estação de captação no Rio Pirapó e a maior dificuldade foi encontrar a peça para reposição”, afirmou a assessoria. Entretanto, depois que a peça foi trocada, foi identificado um novo problema, desta vez na rede de energia da Copel, que também já foi resolvido.
A empresa informou que apenas os imóveis que não possuem reservatórios deverão sentir a falta de água, mas a orientação é que toda a população “use água com parcimônia”. Cada imóvel, segundo recomendação da Associação Brasileira de Normas Técnicas, deve ter ao menos uma caixa de 500 litros.
Evitar o consumo em excesso contribui para a normalização do sistema de abastecimento como um todo de forma mais rápida. Com a interrupção da estação de captação no Pirapó, que bombeia 1,09 mil litros de água por segundo, a Sanepar efetuou manobras técnicas na distribuição.
Foi mantida apenas a distribuição por gravidade, já que retomar o abastecimento das redes que funcionam por meio de bombas é mais rápido. Os bairros Borba Gato, Ney Braga, Cidade Alta, Guaiapó e adjacências não foram afetados, pois são abastecidos por cinco poços artesianos.
Bairros que estão sem abastecimento
- Jardim Alvorada
- Santo Antônio
- Zona 07
- Vila Morangueira
- Zona 01
- Zona 04
- Zona 02
- Vila Bosque
- Jardim Residencial
- Cidade Nova
- Chácaras Paulista
- Jardim Novo Horizonte
- Jardim Tabaetê
- Zona 03
- Zona 08
- Jardim Aclimação
- Parque Lagoa Dourada
- Parque da Gávea
- Chácaras Alvorada
- Vila Marumby
- Jardim Vitória
- Parque das Bandeiras
- Jardim Quebéc
- Cidade Nova
- Jardim Imperial I e II
- Vila Esperança
- Parque das Grevíleas
- Parque Avenida
- Jardim Tóquio
- Jardim Diamante
- Copacabana I
- Portal das Torres
- Hermans Moraes Barros
- Jardim Oriental
- Parque das Palmeiras
- Jardim Vitória Cidade
- Jardim Dias I e II
- Sumaré Condomínios Andrade
- Bela Vista
- Favoretto
- Cidade
- Campo
- Recanto
- Kakogawa
- Primeira atualização feita às 11h40 desta quinta-feira (22/11), com novas informações sobre a solução do problema e a retomada da captação e tratamento de água.
Comentários estão fechados.