Tem Feira de Economia Solidária na UEM de segunda a quarta. Vai ter acessórios, artesanatos e produtos agroecológicos, orgânicos, veganos e livres de transgênicos

  • A Universidade Estadual de Maringá (UEM) realiza de segunda (12/11) a quarta-feira (14/11) a terceira edição da Feira de Economia Solidária. Vai ser no estacionamento do Bloco C-34, no campus sede da instituição, entre 8 horas e 18 horas.

    É prevista a participação de 15 empreendimentos, além de oficineiros, clube de troca, coleta de lixo eletrônico, atrações artísticas, exposições de arte e roda de conversa.

    A Feira de Economia Solidária é organizada pelo Projeto Quitutes e Belezuras e pela Incubadora UniTrabalho como parte da atividade do evento Transversal Views of Work in Agriculture

    Haverá uma variada oferta de produtos que serão comercializados pelos empreendimentos de economia solidária e de economia consciente, como alimentos saudáveis (produtos agroecológicos, orgânicos, veganos e livres de transgênicos), bebidas, cosméticos naturais, roupas, acessórios e artesanato.

    De modo geral, todos os produtos integram o princípio da sustentabilidade e a comercialização a favor da solidariedade.

    Além da comercialização de produtos, os visitantes da feira poderão participar ativamente do evento a partir do Clube de Trocas, que consiste na troca de objetos de uso pessoal como livros, roupas, calçados, acessórios (ou até mesmo saberes ou serviços) entre si. Basta levar o material ainda em bom estado de uso e dispô-lo no local.

    No Clube de Trocas, não há trocas monetárias, e o valor dos objetos trocados é estabelecido na hora. Uma terceira opção para os visitantes adquirirem produtos na feira é o Brechó, que vende roupas usadas em bom estado a preços populares.

    As oficinas oferecidas são voltadas à alimentação saudável e plantas medicinais e terá uma roda de conversa trará o tema “Trabalho no Campo”. A mediação da roda será feita pela  professora Maria Nezilda Culti (economista, professora aposentada da UEM, ex-coordenadora da Incubadora UniTrabalho/UEM e integrante do Conselho Nacional de Economia Solidária).

    A Economia Solidária transcende a simples geração de renda e alcança outros âmbitos fundamentais à vida, como a sociabilização, o contato com a sustentabilidade e comércio justo, a diversidade e com a arte. A feira contará com a participação de artistas das mais diversas áreas, trazendo exposições, performances, fotografias e músicas a partir de exposições artísticas, fotográficas e apresentações culturais.

    Serviço:

    Data: 12, 13 e 14 de novembro de 2018.

    Horário: das 8:00 às 18:00.

    Local: No estacionamento do Bloco C-34.

    Programação:

    Áreas de empreendimentos econômicos solidários:

    – Alimentação (orgânicos, vegetarianos e veganos, agricultura familiar, não industrializados);

    – Artesanato;

    – Vestuário;

    – Cosméticos naturais;

    – Brechó;

    – Oficineiros(as).

    Atividades

    – Clube de trocas (Material diverso) organizado por universitários de Centro Acadêmico;

    – Educação Ambiental (Arrecadação de material eletrônico e destinação correta de lixo);

    – Atividades Culturais (show musical e discotecagem);

    – Rodas de Conversa – Trabalho do Campo com a Profª Maria Nezilda Culti, integrante do Conselho Nacional de Economia Solidária;

    – Oficinas gratuitas: Plantas medicinais: identificação de espécies e métodos de cultivo; e Sobre Arte e suas manualidades.

    – Exposições Visuais (com a participação dos universitários da disciplina Psicologia e Arte do curso de Psicologia da UEM; também com a contribuição do Cogito Coletivo de fotógrafos da UEM sede Umuarama sobre a Feira Faisca).

    Comentários estão fechados.