Processo de Avaliação Seriada da UEM tem recorde de inscritos. São 27,7 mil candidatos divididos entre as três etapas de provas

Por: - 15 de outubro de 2018

A Comissão do Vestibular Unificado (CVU) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) divulgou nesta segunda-feira (15/10) a concorrência do Processo de Avaliação Seriada (PAS). As três etapas de provas receberam 27.705 inscrições. O número é o maior da história do concurso, que foi implantado em 2009.

Os candidatos ao PAS definem o curso na última etapa de seleção destinada aos alunos do terceiro ano do ensino médio. Esta edição teve 4.066 inscritos na terceira etapa.

Medicina é o curso mais procurado, com a concorrência de 45,7 candidatos para cada vaga. Em segundo lugar está vem Odontologia, com 18,2, e, em terceiro lugar, Enfermagem com 16,3 candidatos por vaga.

“Nós temos esse número como o maior de todas as edições, é um número recorde. O PAS tem se consolidado como um processo de avaliação que tem tido um resultado muito bom com relação às escolas. As provas estão previstas para o dia 25 de novembro em várias cidades, não apenas em Maringá”, ressalta a assessoria especial da Central do Vestibular, professora Maria Raquel Marçal Natali.

O PAS oferece 752 vagas destinadas a alunos de escolas públicas e privadas de todo o país. Uma vez inscrito no Processo, o aluno será submetido a uma prova ao final de cada uma das três séries. A pontuação acumulada classifica o candidato a uma vaga na UEM, sem que ele precise realizar o concurso vestibular tradicional.

Para o Vestibular de Verão de 2018, a UEM teve 12.769 inscritos, dos quais 10.672 são para ampla concorrência e 2.097 para cotas sociais. Medicina permanece em primeiro lugar, com 159,2 candidatos para cada vaga em ampla concorrência e 113,3 referentes às cotas sociais.

Entre os não cotistas, Arquitetura e Urbanismo ficou em segundo lugar com relação à concorrência, com 29,7 candidatos por vaga. Odontologia é o terceiro curso mais procurado com 29,2.

Entre os cotistas, Educação Física – Licenciatura (Maringá) está em segundo lugar com 30,5 candidatos disputando cada vaga. O terceiro curso mais procurado é Medicina Veterinária com 26,0 candidatos por vaga.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.