Maringá é a primeira cidade do Paraná a ter central de atendimento unificada para Samu e Siate. Expectativa é agilizar envio de socorro em até sete minutos

  • Os maringaenses não precisam mais se preocupar em saber onde ligar em momentos de emergência. Qualquer pessoa que discar 192 ou 193 vai ser atendida por uma central única que vai definir quem melhor pode socorrer a emergência solicitada, se é o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ou o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate/Corpo de Bombeiros).

    O Complexo Regulador de Emergência 192/193 é inédito no Paraná. O serviço integrado de atendimento está funcionando em uma sala do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros. A novidade começou a funcionar na sexta-feira passada (5/10)e passou a recebeu diariamente em média 600 telefonemas. Com a união de serviços, a expectativa é diminuir o tempo de resposta aos chamados em até sete minutos.

    “Muitas vezes, um minuto pode fazer diferença entre conseguir ou não salvar uma vida. Com o complexo regulador, não vão mais acontecer situações em que o usuário liga, por exemplo, aos bombeiros mas está em uma ocorrência que deve ser atendida pelo Samu e então temos que transferir. Com uma ligação ele já encontra o socorro adequado”, explica o tenente Alexandre Ferelli, do Corpo de Bombeiros.

    Juntos, Samu e Siate disponibilizam quatro ambulâncias de suporte básico, quatro de suporte avançado e três viaturas do Corpo de Bombeiros. O coordenador do Samu, Maurício Lemos, conta que foram feitos muitos estudos antes da implantação. “Mais de 30 municípios no Brasil têm centrais unificadas. Essa integração diminui custos, melhora a comunicação entre os serviços e claro, traz um tempo menor de resposta para o paciente”.

    O sistema de integração 192/193 recebeu o nome de “Complexo Regulador de Emergência soldado Nelson Gonçalves”. Uma homenagem ao bombeiro da reserva, falecido em 2017, que atuou 26 anos na central de urgência. Por muitos anos foi conhecido carinhosamente pelo apelido “Caminhão”. Na solenidade de inauguração do Complexo ele foi lembrado por uma fala recorrente: “Quando tudo foge do controle, chame o bombeiro”.

    Conheça atribuições do Samu e Siate

    Tipos de atendimento do Samu: 192

    • Dores no peito que surgem repentinamente;
    • Crises de convulsão;
    • Perda de consciência, desmaio e hemorragias;
    • Intoxicação com produtos de limpeza e envenenamento;
    • Pacientes com transtorno de comportamento (drogados, pessoas que queiram se suicidar, etc).

    Tipos de atendimento do Siate: 193

    • Socorro a vítimas de ferimentos de arma de fogo, faca, estilete canivete;
    • Acidentes de trânsito com um ou mais feridos;
    • Quedas com ferimentos e fraturas;
    • Choques elétricos graves;
    • Ataques de animais, como cães e abelhas.

    Comentários estão fechados.