Circulação do trenzinho dentro do Parque do Ingá vai ser retomada em caráter experimental depois de nove anos e seis meses sem o atrativo

Por: - 10 de outubro de 2018
Parque do Ingá comemora 46 anos

A circulação do trenzinho dentro do Parque do Ingá vai ser retomada depois de nove anos e seis meses. O atrativo deixou de funcionar em abril de 2009, quando foi detectada uma suspeita de que macacos pregos tinham morrido por causa da febre amarela.

A suspeita de febre amarela foi descartada logo em seguida, quando foi comprovada que a morte dos primatas havia sido provocada pelo vírus da herpes humana. Na ocasião, o então prefeito de Maringá, Silvio Barros, aproveitou o fechamento dos portões e anunciou a revitalização do parque.

Em meio às reformas, que se arrastaram por mais de dois anos, o trenzinho dentro do Parque do Ingá deixou de circular. Entre os argumentos usados à época, havia a questão da poluição pela queima de óleo diesel do trator que puxava o vagão de passageiros.

Agora, a secretaria de Meio Ambiente e Bem Estar Animal anunciou que os passeios de trenzinho dentro do Parque do Ingá serão retomados na manhã de quarta-feira (17/10). A intenção era iniciar o serviço para o fim de semana do Dia das Crianças, mas devido ao mau tempo, a data foi prorrogada.

O secretário de Meio Ambiente e Bem Estar Animal, Ederlei Alkamin, explicou que os passeios vão ser retomados em caráter experimental por três meses.

“Vamos avaliar a receptividade e corrigir eventuais falhas. Após esse período, se confirmada a expectativa de sucesso, vamos licitar”, afirmou.

Inicialmente, os passeios de trenzinho dentro do Parque do Ingá vão ser viabilizados por meio de parceria entre o Provopar e empresas privadas.

Para desfrutar dos passeios, vai ser solicitado aos visitantes a doação de 1 kg de alimento, que vão ser doados a entidades assistenciais da cidade.

Após o lançamento, na quarta-feira (17/10), os passeios vão ser oferecidos de quinta a domingo. Nas quintas e sextas, o trenzinho dentro do Parque do Ingá vai funcionar das 8h30 às 10h30 e das 14 horas às 16 horas, com foco principal em excursões de escolas.

Aos sábados e domingos, o funcionamento será aberto ao público em geral das 8h30 às 12 horas e das 13 horas às 17 horas. O trajeto total terá duração aproximada de 15 minutos. O trenzinho terá capacidade para 45 passageiros.

Com uma área superior a 470 mil m², o Parque do Ingá recebe o nome do fundador, o ex-prefeito Adriano Valente, que inaugurou a reserva no dia 10 de outubro de 1971.

Agendamentos devem ser realizados pelo e-mail: [email protected]

Artigos Relacionados

Empregos em Maringá

Últimas vagas de Empregos

GUIAS