Começa o Big Brother na UEM, com 159 câmeras de alta definição, 24 horas do por dia. Investimento passa de R$ 2 milhões

  • Nesta terça-feira (9/10), começa o “Big Brother” na Universidade Estadual de Maringá. Durante 24 horas por dia, todos os dias, 159 câmeras de alta definição passarão a operar conectadas com a Central de Monitoramento Eletrônico da UEM, onde foram instalados nove monitores de 49 polegadas e três mesas operadoras com software de gerenciamento.

    A necessidade de melhorar a segurança no campus vem sendo discutida desde 2008, quando foram instaladas as primeiras câmeras, mas que não gravavam e tampouco eram ligadas a uma central. Em 2014, com o auxílio da Polícia Militar, foi desenvolvido um projeto para a instalação de um sistema mais moderno e identificado as áreas de risco.

    A execução do projeto foi licitada, arrematada por R$ 2,046 milhões e a ordem de serviço se deu em maio passado. As cinco guaritas de vigilância existentes no campus também receberão as imagens das câmeras instaladas nas áreas próximas, cerca de 16 cada uma. Na Central, os agentes farão turnos de 8 horas, pelo menos dois por turno.

    “As imagens poderão ser vistas pelos agentes e serão gravadas, mas o acesso às gravações, que ficarão armazenadas por 30 dias, é restrito e só serão disponibilizadas pelo Núcleo de Processamento de Dados mediante solicitação formal”, disse a diretora de Serviços e Manutenção, Ezeni Claro da Silva. As câmaras estão em teste há uma semana.

    A grande maioria das câmeras está instalada em áreas externas do campus, à exceção de uma pequena parte que está localizada em oito blocos didáticos, como são chamados os prédios onde só existem salas de aula. Os agentes que farão o monitoramento passarão por um treinamento para assimilar os recursos das mesas operadoras.

    Serviço

    • O que: Inauguração da Central de Monitoramento Eletrônico da UEM
    • Onde: Bloco B-10, onde fica a Central
    • Quando: Nesta terça (9/10), às 10h30

    Comentários estão fechados.