A campanha Outubro Rosa, que se estende por todo este mês, acende um sinal de alerta para as mulheres: a importância da prevenção contra o câncer de mama e de colo de útero. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama representa 28% dos novos casos da doença a cada ano.
É o segundo mais comum de câncer entre as mulheres no Brasil, atrás apenas do de pele não melanoma e a estimativa do instituto é de que até o fim de 2018, 59,7 mil mulheres sejam diagnosticadas com o câncer de mama. A detecção precoce da doença ainda é o melhor meio para buscar a cura.
No caso do câncer de mama esse cuidado pode ser feito por meio de exames de mamografia, oferecidos gratuitamente pelo SUS. A chamada mamografia de rastreamento, que é feita mesmo quando não há qualquer sinal de problema, é indicada cada dois anos para mulheres entre 50 e 69 anos.
Durante este mês, a secretaria de Saúde de Maringá vai facilitar o agendamento desse tipo de exame. A partir de segunda-feira (8/10), as mulheres que desejarem fazer o exame deverão procurar a sala 4 da secretaria e já vão sair de lá com o dia e a hora em que deverão comparecer ao Hospital do Câncer para a avaliação.
A enfermeira e coordenadora municipal do Programa Saúde da Mulher, Lucineia da Silva Lucas, diz que não são só aquelas que têm a idade recomendada pelo Ministério da Saúde poderão fazer o agendamento, mas também aquelas que tiverem algum sintoma.
“Mulheres de qualquer idade que perceberam mudanças no formato das mamas, o surgimento de caroços ou que estejam sentindo dores e notando vermelhidão, podem procurar a secretaria e fazer o agendamento também”, explica Lucineia.
Em Maringá, no primeiro semestre deste ano, a secretaria de Saúde registrou 24 mortes de mulheres por câncer de mama. Duas a mais que no mesmo período do ano passado. Metade dessas mortes foram de mulheres na faixa etária de risco, ou seja, dos 50 aos 69 anos.
Mas a campanha Outubro Rosa não foca apenas no câncer de mama. O câncer de colo de útero também entra na mira das autoridades de saúde. Por isso serão feitas coletas especiais do exame preventivo em empresas e órgãos públicos.
Para as mulheres que quiserem fazer o exame, Lucineia diz que é só procurar os postos de saúde em qualquer dia e horário: “Um câncer detectado precocemente tem muito mais chances de cura. O ideal é as mulheres aproveitarem esse mês para colocarem os exames em dia”.
A coordenadora do Programa Saúde da Mulher alerta que nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) também é possível se informar sobre as programações especiais do Outubro Rosa de cada posto de saúde.
Empoderamento feminino contra o câncer
A Rede Feminina de Combate ao Câncer, que atua em Maringá desde 1983, dá assistência a usuários do SUS que estejam em tratamento contra o câncer e neste mês traz uma campanha especial. A ação foi batizada de “Eu me amo” e vai promover eventos de conscientização através da imprensa e das redes sociais, distribuição de panfletos e até mesmo abordagens na rua.
O objetivo é fazer as mulheres pararem um pouco para refletir sobre o autocuidado. A gestora institucional da Rede, Janaína Mantovani, lembra que “a mulher está focada no empoderamento feminino, alcançou muitos espaços importantes à frente de grandes causas e negócios”.
E acrescenta que, “nesse desejo de fazer tudo pela família, pelos amigos e pelo trabalho, acaba ficando sem tempo para praticar exercícios físicos ou mesmo agendar uma consulta. Acreditamos que quando colocamos as mulheres para conversar, uma pode ajudar a outra a lembrar de se cuidar”.
Para promover esse encontro de apoio entre mulheres, a Rede promove também uma exposição de fotografias e um jantar. No dia 15/10, às 14h, vai ser lançada a Exposição Pétalas, que vai trazer fotos de mulheres em tratamento de câncer. As fotografias serão expostas na Prefeitura Municipal.
No dia 31/10 será realizado o evento Pink Power. Um jantar beneficente para arrecadação de fundos para as ações de apoio à instituição. No ano passado, o jantar rendeu R$ 17, 8 mil para as ações de apoio como distribuição de cestas básicas e medicamentos não fornecidos pelo SUS para doentes comprovadamente em situação de vulnerabilidade social.
No dia 21 de outubro, um domingo, será feita a tradicional Caminhada de Combate ao Câncer. A ação é uma parceria da Rede Feminina, da secretaria da Mulher e da secretaria de Saúde. A concentração será às 9h, em frente ao Parque do Ingá. O ideal é chegar um pouco antes para receber a camiseta da campanha e fazer alongamento. O trajeto da caminhada é uma volta ao redor do parque.
Confira a programação completa do mês
Agendamento de mamografias
- Onde: sala 4 da Secretaria de Saúde (Avenida Prudente de Moraes, 885 – Zona 7)
- Telefone: (44) 3218-3100
- Horário: 7h às 17h
- Quando: 8 até 31/10
Agendamento de exames preventivos
- Onde: qualquer UBS
- Horário: 7h às 17h
- Quando: o ano todo
Lançamento Exposição Pétalas
- Onde: Prefeitura de Maringá (Avenida VX de Novembro, 701 – Centro)
- Telefone: (44) 3221-1234
- Horário: 14h
- Quando: 15/10
Caminhada Contra o Câncer
- Onde: Parque do Ingá
- Horário: 9h
- Quando: 21/10
Jantar Beneficente Power Pink (Rede Feminina de Combate ao Câncer)
- Onde: Moinho Vermelho
- Horário: 19h30
- Quando: 31/10
- Valor: R$ 140,00
- Informações: (44) 3028-7277
Comentários estão fechados.