Presidente do TRE-PR, Luiz Taro Oyama, vem a Maringá falar sobre combate às fake news, um dos grandes desafios das eleições 2018

  • Um grande desafio da Justiça Eleitoral nas eleições 2018 é o combate às notícias falsas, as fake news, que teriam influenciado o resultado das eleições na França e nos Estados Unidos. O tema foi destaque no discurso de posse do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luiz Fux, e será tema de palestra em Maringá do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, Luiz Taro Oyama.

    Um dos desafios é definir claramente quais conteúdos devem ter sua publicação impedida ou suspensa para que não seja lesado o direito à liberdade de informação e, assim, manter o equilíbrio da disputa eleitoral. Outro é rastrear os responsáveis pela divulgação das notícias falsas, já que grande parte dos provedores de internet nos quais são publicados esses conteúdos está localizada fora do país.

    Luiz Oyama, que vem a Maringá a convite do Núcleo Multisetorial de Empresários Nikeis, que faz parte da Associação Comercial e Empresarial de Maringá, tem participado de seminários pelo Estado para debater o tema e alertado que algumas medidas, a serem tomadas pelos próprios leitores, são importantes para evitar a propagação das fake news.

    Lembra, por exemplo, que é fundamental verificar a fonte da notícia, certificar-se de que outras fontes com credibilidade noticiaram o mesmo conteúdo e checar a data de publicação considerando o contexto dos possíveis acontecimentos. Orienta ainda que, diante do mínimo de dúvidas, não se deve compartilhar as informações.

    Estudo publicado na revista Science no início de março deste ano mostra que a probabilidade de uma fake news ser compartilhada nas redes sociais é até 70% maior do que uma notícia verdadeira. Isso ocorre, segundo os pesquisadores americanos, geralmente porque o conteúdo das falsas notícias é percebido como mais “saboroso”.

    O mesmo estudo constatou que, diferente do que se imagina, a difusão das fake news são as próprias pessoas e não os robôs, isso porque o mecanismo de funcionamento das redes sociais incentiva a propagação por meio de remuneração por cliques para quem publica o conteúdo. No Brasil, uma resolução do TSE sobre as fake news já está sendo aplicada.

    A presidente do Núcleo Multisetorial de Empresários Nikeis, Regina Acatu, disse nesta quarta-feira (29/8) que “as fake news são uma arma poderosa contra os adversários e precisam ser combatidas, para evitar a contaminação do resultado das eleições”. Informou que a participação à palestra é gratuita, mas pede a doação de materiais de limpeza, para ser doado ao Asilo Wajunkai. Confirmar presença aqui.

    SERVIÇO

    • O que: Palestra Sobre Fake News
    • Com quem: Presidente do TRE, Luiz Taro Oyama
    • Quando: Dia 4 de Setembro, às 18h45
    • Onde: ACIM – Auditório Miguel Kfouri Neto
    • Ingresso: Produtos de limpeza (sabão em pó, amaciante, limpador multiuso, desinfetante, álcool gel)

    Comentários estão fechados.