Comitê 9840 de Maringá, que será lançado nesta terça (28), tem como objetivo combater a corrupção eleitoral. Este ano, conta com app gratuito

  • Na manhã desta terça-feira (28/8), tendo à frente o Conselho de Leigos da Arquidiocese de Maringá e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção Maringá, será lançado o Comitê 9840, que tem como objetivo combater a corrupção nas eleições, tirar dúvidas dos eleitores e promover o debate sobre o voto consciente.

    Será a terceira vez que o Comitê 9840 atuará nas eleições em Maringá. No processo eleitoral de 2016, recebeu 713 denúncias na cidade, sendo que boa parte delas foi encaminhada ao Ministério Público Eleitoral, que também integra o Comitê. A novidade este ano é um aplicativo gratuito, por meio do qual é possível tirar dúvidas e fazer denúncias.

    A secretária da Comissão de Direito Eleitoral e Política da OAB-Maringá, Nargila Bertolino Medori, disse nesta segunda-feira que além dos 14 advogados membros da comissão, outros profissionais vão participar voluntariamente do processo de fiscalização, que se dá principalmente por meio de denúncias.

    Nargila explicou que nos anos anteriores a OAB foi a entidade organizadora do Comitê 9840 e que este ano a iniciativa é do Conselho de Leigos. “Estamos assessorando o Comitê e disponibilizando o aplicativo OAB Vote Legal, que pode ser baixado gratuitamente no Google Play e no APP Store.”

    O aplicativo permite que qualquer cidadão denuncie irregulares eleitorais, de forma pública e anônima, com texto, vídeo, áudio e foto. “A denúncia deve ser feita com o maior número possível de provas. Analisaremos se o fato configura uma infração à legislação e, se for o caso, encaminharemos ao Ministério Público”, disse a advogada.

    Na manhã desta terça, no mesmo ato também será lançada a “Cartilha de Orientação Política – Os Cristão e as Eleições 2018”, organizada pelo Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e, ainda, será apresentado o projeto “Pro Seu Governo”, que fará 120 apresentações teatrais nas escolas estaduais e nas paróquias da região.

    O presidente do Conselho de Leigos, Walter Fernandes, informou que “Pro Seu Governo é uma ação prática resultante do projeto Participação e Cidadania no Mundo Urbanizado, que consta no 24° Plano da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Maringá”. A iniciativa conta com o apoio do Núcleo Regional de Educação e da Universidade Estadual de Maringá.

    SERVIÇO

    • O que: Lançamento do Comitê 9840
    • Onde: Auditório Dona Guilhermina – Av. Tiradentes, 710
    • Quando: Terça-feira, 28/8
    • Que horas: 9 horas

    Comentários estão fechados.