Dia D da campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite é neste sábado. Unidades Básicas de Saúde vão funcionar das 8h às 17h

Compartilhar

Neste sábado (18/8) as 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a Sala de Vacinação da Secretaria Municipal de Saúde vão funcionar das 8h às 17 horas. Ação marca o Dia D da campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite.

Acesse aqui o endereço de todas as unidades. Desde o começo da campanha, foram vacinadas em Maringá pouco mais da metade das crianças que tem direito a receber a dose. A meta é imunizar, até o dia 31 de agosto, 17.265 crianças com idade entre um e menores de cinco anos.

O Dia D da campanha de vacinação também conta com o apoio do Rotary. Na Casa da Amizade Rotary, na Avenida Cerro Azul, também vai funcionar um ponto de vacinação.

Para garantir a vacinação das crianças, os pais ou responsáveis precisam levar a carteira de vacinação dos filhos.

Durante a campanha as vacinas são disponibilizadas de segunda à sexta em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Sala de Vacina da secretaria.

Sarampo

O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite.

A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A única forma de prevenção é por meio da vacina.

Poliomielite

A Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas.

A doença pode provocar ou não a paralisia. Os sintomas mais comuns são dor na garganta e na cabeça, vômitos, mal-estar, dor nas costas e meningite. A única forma de prevenção é por meio da vacina.


Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas