Campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite começa na segunda-feira. Meta é imunizar 17 mil crianças em Maringá

  • Começa nesta segunda-feira (6/8) a campanha nacional de vacinação contra o sarampo e a poliomielite. Em Maringá, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a Sala de Vacinação e todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão prontas para atender à população.

    Tem direito à vacina as crianças com idade entre um e menores de cinco anos. A vacinação também é indicada as crianças que já receberam as vacinas anteriormente.

    “É muito importante que os pais e responsáveis levem as crianças e também a caderneta de vacinação para avaliação e registro”, explica a coordenadora da Sala de Vacinação da secretaria de Saúde, Edlene Goes.

    Também é preciso estar atento aos prazos. A campanha termina no dia 31 de agosto. No sábado (18/8) tem o dia nacional de mobilização, quando as UBSs e a Sala de Vacinação  ficarão abertas das 8 horas às 17 horas.

    A meta para Maringá é imunizar 95% da população-alvo, o equivalente a 17.265 crianças. No Brasil, a expectativa do Ministério da Saúde é vacinar 11,2 milhões de crianças.

    O objetivo é aumentar coberturas vacinais para evitar a reintrodução dessas doenças, já eliminadas no país. Só em 2018, foram registrados mais de mil casos de sarampo no Brasil, embora não haja registro da doença no Paraná.

    O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite.

    A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A única forma de prevenção é por meio da vacina.

    Poliomielite

    A Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas.

    A doença pode provocar ou não a paralisia. Os sintomas mais comuns são dor na garganta e na cabeça, vômitos, mal-estar, dor nas costas e meningite. A única forma de prevenção é por meio da vacina.

    Quem deve ser vacinado?

    Contra a poliomelite: crianças com idade entre 1 e menores de 5 anos independente de quantas doses já tomou.

    Em casos de nenhuma dose, será aplicada a Vacina Inativada Poliomielite. Em caso de uma ou mais doses, será aplicada a Vacina Oral Poliomielite, a famosa “gotinha”.

    Contra o sarampo: crianças com idade entre 1 e menores de 5 anos independente de quantas doses já tomou.

    Mais informações na secretaria de Saúde, que fica na Avenida Prudente de Morais, 885, na zona 7, ou por meio do telefone (44) 3218-3116.

    Comentários estão fechados.