Frio está de volta em Maringá, mas por pouco tempo. Previsão é de queda gradual nas temperaturas até quinta-feira, quando volta a esquentar

Por: - 9 de julho de 2018
Termômetros devem registrar mínima de 6°C na quarta e quinta-feira (Imagem / Marli Jardim e divulgada no portal Clima Tempo)

Depois de três semanas de temperaturas agradáveis e sol, esta segunda-feira (9/7) começou um pouco mais fria, com a mínima podendo chegar a 11ºC. A tendência é de queda gradual durante a semana, conforme o Sistema Meteorológica do Paraná (Simepar).

Apesar do site do Simepar estabelecer sexta-feira com o dia mais frio da semana, o meteorologista do instituto, Tarcízio Valentin da Costa, ressalva que a previsão de mínima não deve se confirmar e que, “provavelmente, o pico do frio seja na quarta-feira. A partir de quinta-feira a tendência é que a temperatura volte a se elevar”.

Nesta segunda, o Simepar prevê variações térmicas entre 11°C e 19°C. Para terça, a oscilação será maior, entre 7°C e 20° C. Para quarta e quinta, o site do instituto diz que as temperaturas ficarão entre 6ºC e 18°C. No sábado, pode respingar (5mm de chuva), mas os termômetros tendem a oscilar entre 14°C e 25°C.

Previsão Instituto Simepar (Imagem/Reprodução)

Segunda massa de ar polar é a causa frio

O meteorologista Tarcízio Valentin da Costa explica que “estamos com uma frente fria no Oceano Atlântico, que influência o tempo sobre o Paraná. Após a passagem dessa frente fria, que está provocando chuva na metade sul do Estado, entra uma passagem de ar de origem polar que causa queda na temperatura”.

Segundo o meteorologista, depois desse período de frio, a previsão é que as temperaturas fiquem agradáveis por mais duas semanas, sem perspectiva de retorno de frio intenso. Acrescentou ainda que as três últimas semanas de temperaturas mais altas em pleno inverno é “um fenômeno normal entre a passagem de duas massas de ar polar”.

O Clima Tempo também prevê frio em Maringá, mas com temperaturas mais altas que o Simepar. Na terça-feira, a variação segundo o instituto é entre 7°C e 19°C. Na quarta, a mínima se mantém em 7° C e máxima sobe para 21° C.

Para quinta, a previsão é que as temperaturas variem entre 8° C e 23° C. Enquanto o Simepar prevê mínima de 5° C para sexta-feira, o Clima Tempo prevê o dobro, 10° C, e a máxima é de 26° C.

Previsão Clima Tempo (Imagem/Reprodução)

A última chuva em Maringá registrada pela Estação Climatológica da UEM foi em 13 de junho. Segundo a Estação, existe uma pequena possibilidade de chuva nesta segunda-feira, mas se ocorrer vai ser bem fraca.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.