Relatos de estudantes assediadas na UEM levam acadêmicas a organizar semana contra o abuso e o assédio. Será de 21 a 25 de maio

  • Casos de assédio sexual com o envolvimento de professores e queixas de estudantes vítimas de assédio em festas da faculdade motivaram a organização da 1ª Semana de Conscientização Contra o Abuso e o Assédio.

    A iniciativa partiu das acadêmicas do curso de Economia da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O evento será realizado de 21 a 25 de maio, e tem um extra no sábado (26/5), quando será ofertada uma aula de defesa pessoal às mulheres.

    “Acho que estamos fazendo uma semana de conscientização, para as pessoas pensarem e refletirem nas suas posturas perante à sociedade”, afirma a estudante Gabriela Garbi, uma das organizadoras do evento.

    Embora o nome da universidade tenha sido envolvido recentemente em casos de assédio sexual, as discussões durante o evento promete ir além. “O Assédio não é só o sexual. Pode estar em pequenas ações do dia a dia que, às vezes, as pessoas nem se dão conta”, pondera Gabriela.

    O evento terá participação de membros do projeto de Extensão sobre a Lei Maria da Penha da Universidade Estadual de Maringá (NUMAPE), que promove assistência jurídica gratuita a mulheres em situação de violência.

    Durante a 1ª Semana de Conscientização Contra o Abuso e o Assédio, vai acontecer o lançamento oficial do projeto “Somos todas Fridas”. Formado por acadêmicas da UEM, o objetivo é reunir um grupo de estudantes que possam, durante as festas universitárias, apoiar e orientar pessoas vítimas de assédio.

    Mais informações podem ser obtidas na página oficial do evento no Facebook.

    Programação da semana contra o abuso e o assédio

    Local: Auditório Ney Marques

    21 de Maio – Segunda-feira
    Violência contra a mulher: reflexões e ações (im)possíveis
    Prof. Jaqueline Bordin
    19h30 às 22h30

    22 de Maio – Terça-feira
    Abuso Moral e Sexual
    Prof. Gisele Mendes
    18h às 19h30

    23 de Maio – Quarta-feira
    Violência Contra Mulher
    Numape
    18h às 19h30

    24 de Maio – Quinta-feira
    Gênero e Sexualidade
    Prof. Eliane Rose Maio
    18h às 19h30

    25 de Maio – Sexta-feira
    Encerramento
    19h30 às 21h

    Local: Campo do MUDI/UEM

    26 de Maio – Sábado
    Aula de Defesa Pessoal
    10h às 12h

    Comentários estão fechados.