Casos de assédio sexual com o envolvimento de professores e queixas de estudantes vítimas de assédio em festas da faculdade motivaram a organização da 1ª Semana de Conscientização Contra o Abuso e o Assédio.
A iniciativa partiu das acadêmicas do curso de Economia da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O evento será realizado de 21 a 25 de maio, e tem um extra no sábado (26/5), quando será ofertada uma aula de defesa pessoal às mulheres.
“Acho que estamos fazendo uma semana de conscientização, para as pessoas pensarem e refletirem nas suas posturas perante à sociedade”, afirma a estudante Gabriela Garbi, uma das organizadoras do evento.
Embora o nome da universidade tenha sido envolvido recentemente em casos de assédio sexual, as discussões durante o evento promete ir além. “O Assédio não é só o sexual. Pode estar em pequenas ações do dia a dia que, às vezes, as pessoas nem se dão conta”, pondera Gabriela.
O evento terá participação de membros do projeto de Extensão sobre a Lei Maria da Penha da Universidade Estadual de Maringá (NUMAPE), que promove assistência jurídica gratuita a mulheres em situação de violência.
Durante a 1ª Semana de Conscientização Contra o Abuso e o Assédio, vai acontecer o lançamento oficial do projeto “Somos todas Fridas”. Formado por acadêmicas da UEM, o objetivo é reunir um grupo de estudantes que possam, durante as festas universitárias, apoiar e orientar pessoas vítimas de assédio.
Mais informações podem ser obtidas na página oficial do evento no Facebook.
Programação da semana contra o abuso e o assédio
Local: Auditório Ney Marques
21 de Maio – Segunda-feira
Violência contra a mulher: reflexões e ações (im)possíveis
Prof. Jaqueline Bordin
19h30 às 22h30
22 de Maio – Terça-feira
Abuso Moral e Sexual
Prof. Gisele Mendes
18h às 19h30
23 de Maio – Quarta-feira
Violência Contra Mulher
Numape
18h às 19h30
24 de Maio – Quinta-feira
Gênero e Sexualidade
Prof. Eliane Rose Maio
18h às 19h30
25 de Maio – Sexta-feira
Encerramento
19h30 às 21h
Local: Campo do MUDI/UEM
26 de Maio – Sábado
Aula de Defesa Pessoal
10h às 12h
Comentários estão fechados.