Victor Hugo dos Santos da Silva, que há alguns anos deixou de usar o nome feminino com o qual foi registrado, foi a 11ª pessoa a ser atendida no fórum de Maringá para alterar o nome social no título de eleitor.
Victor, que tem 20 anos e trabalha na cozinha de uma esfiharia na cidade, encarou uma fila de cerca de 150 metros, na tarde desta terça-feira (8/5) para conseguir a alteração no documento.
Nitidamente feliz com a conquista, Victor, que prefere deixar de molho o nome de registro, comemorou a mudança.
– Poder usar meu nome social para votar me deixa muito contente. Me sinto melhor dentro da sociedade, muito mais completo e identificado dessa forma. E isso ainda facilita na hora de procurar um emprego.
Victor elogiou o atendimento no fórum de Maringá, que “foi muito bom” e que, em nenhum momento, se sentiu julgado pelos colaboradores que o atenderam.
Até esta tarde, a chefe da Central de Atendimento e do Cartório Eleitoral, Patrícia Gasparro Sevilha Greco, informou que foram realizados atendimentos semelhantes a 11 pessoas interessadas na inclusão do nome social no título de eleitor.
Atendimento no fórum de Maringá
O fórum eleitoral de Maringá reforçou sua equipe e aumentou o horário de funcionamento para atender a população nessa última semana para alterações no título de eleitor. Nesta quarta-feira (9/5) encerra o prazo.
Patrícia disse que estão trabalhando 50 pessoas para atender à toda a demanda da cidade. Normalmente o fórum trabalha com 25 colaboradores.
Ela também indica o crescimento nos atendimentos. “Normalmente nós atendemos de 150 a 200 pessoas por dia. Na última semana estávamos atendendo uma média de 500. Agora já estamos atendendo de 800 a 1.000 e a perspectiva para amanhã (quarta-feira) é que esse número dobre”.
Devido ao grande fluxo de pessoas, neste penúltimo dia do prazo, o fila levava cerca de uma hora a uma hora e meia até o cidadão conseguir atendimento.
Os serviços que estão sendo prestados são emissão de novos títulos para jovens a partir de 18 anos, transferência, cadastro biométrico, atualização e alteração de dados cadastrais, como a inclusão do nome social no título de eleitor.
A Guarda Municipal também está apoiando a ação, mantendo dois guardas durante todo o horário de atendimento auxiliando na segurança e prestando auxílio à população com informações.
Os adolescentes com 16 anos interessados em tirar o título de eleitor, ou só precisa da 2ª via do coumento ou tem irregularidade de um ou dois turnos, podem procurar o cartório em outro momento.
O prazo para se regularizar perante a Justiça Eleitoral é até esta quarta-feira, 9 de maio. O atendimento está sendo feito das 9h às 19h, no Fórum Eleitoral de Maringá, que fica na Avenida Dr. Gastão Vidigal, 605.
Comentários estão fechados.