Motoristas da Uber de Maringá vão paralisar as atividades na quarta-feira (4/4). Eles reivindicam melhorias na remuneração e organizam criação de aplicativo local

  • Depois de enfrentar a resistência dos taxistas, que se opunham à concorrência, e de órgãos públicos, que pretendiam impor uma regulamentação considerada prejudicial à atividade, os motoristas da Uber de Maringá agora levantam bandeiras reivindicatórias dirigidas para a própria operadora do aplicativo de transporte público individual.

    A Associação dos Motoristas de Aplicativos de Maringá e Região convocou os motoristas para uma paralisação dos atendimentos na quarta-feira (4/4), das 6h às 18h. A principal reivindicação é melhorar a remuneração dos motoristas da Uber da cidade, sem onerar os usuários.

    “A melhor forma de fazer isso é reduzir a taxa de 25% cobrada pela Uber sobre o total da corrida”, afirma o presidente da associação, Amilton Vieira. Segundo ele, a Uber remunera os motoristas por quilômetro rodado (R$ 1 por km). O valor cobrado do usuário é composto por uma gama de variáveis e mais 25% do total pago pelo passageiro.

    “A empresa não informa quanto ganha por quilômetro rodado e não atende ninguém. O prefeito Ulisses Maia enviou dois ofícios para a Uber, a fim de regulamentar a cobrança de imposto sobre o serviço, mas a empresa não respondeu”, disse o presidente da entidade, que afirmou ter recebido a adesão de 200 motoristas.

    Outra reivindicação, segundo Vieira, é um aumento na remuneração por quilômetro rodado. “Entendemos que isso vai onerar o usuário e nós dependemos de passageiros, mas não podemos pagar para trabalhar”. Segundo ele, nas capitais, a Uber paga até R$ 1,40 por quilômetro.

    Questionado como o movimento faria o controle dos motoristas que aderiram ou furaram a paralisação, Vieira respondeu que isso não é possível. “Montamos vários grupos de Whatsapp, mas só a Uber sabe quantos motoristas utilizam a plataforma em Maringá”, disse.

    Motoristas da Uber cogitam criar aplicativo local

    Segundo ele, um grupo de motoristas da Uber está criando uma cooperativa e desenvolvendo um aplicativo de transporte urbano privado, semelhante à Uber, e a tendência é que eles passem a concorrer com a própria Uber, caso não haja uma melhora na remuneração atual.

    A concentração dos motoristas da Uber no dia 4 será no estacionamento do Estádio Willie Davids, a partir das 9h, quando serão desenvolvidas algumas atividades com os motoristas. Haverá uma carreata, com saída às 11h, pelas ruas da cidade.

    Comentários estão fechados.