UEM recua e muda as datas das provas do PAS e do Vestibular de Verão, que haviam sido antecipadas

Por: - 14 de fevereiro de 2018
São mais de 300 vagas de Concurso Público com inscrições abertas em 16 cidades do Paraná

A apreensão cedeu lugar ao alívio. Esse é o sentimento de boa parte dos estudantes e educadores das redes pública e particular do Ensino Médio de Maringá. Depois de várias queixas do setor, a Comissão de Vestibular Unificado (CVU) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) mudou as datas das provas do Processo de Avaliação Seriada (PAS) e do Vestibular de Verão 2018.

O PAS, uma das portas de entrada na universidade, que estava marcado para o dia 21 de outubro, foi reagendado para o dia 25 de novembro. E o vestibular, que seria de 2 a 4 de dezembro, será de 9 a 11 de dezembro. “Assim ficou ótimo. As datas são coerentes e condizentes com o ano letivo dos alunos do Ensino Médio”, comemorou nesta quarta-feira (14/2) o diretor do Colégio Platão, Antônio Leonel.

Alunos e professores reclamaram que a antecipação do PAS em mais de um mês em relação ao calendário das escolas particulares e de quase dois meses para as escolas públicas prejudicava os alunos, pois “não haveria tempo de repassar todo o conteúdo exigido na prova”, afirmou o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Noroeste do Paraná (Sinepe), José Carlos Barbieri.

A coordenadora da Equipe Pedagógica do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Maringá, Maria Solange Baraca, também disse que as escolas públicas dificilmente conseguiriam repassar todo o conteúdo previsto antes da realização do PAS no 200 dias de aulas previstos na legislação.

A justifica apresentada pela UEM para antecipar as datas do PAS e do Vestibular de Verão envolvia as eleições deste ano, – segundo será no dia 21 de outubro -, o Exame Nacional de Cursos (Enem), nos dias 4 e 11 de novembro, e o PSS da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no dai 18 de outubro. A UEM reserva 20% das vagas de todos os cursos para os melhores colocados no PAS.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.