Em Maringá, Campanha da Fraternidade 2018 será lançada no Cense nesta quarta-feira. Confira os horários das missas na Catedral

Compartilhar

Na quarta-feira de cinzas (14/2) a Igreja Católica no Brasil celebra o início da Quaresma, o período de 40 dias que antecede a Páscoa, e faz o lançamento da Campanha da Fraternidade (CF). Neste ano, a CF pretende mobilizar os católicos no combate a todo tipo de violência e a promoção de uma cultura de paz. A Campanha em 2018 tem como tema “Fraternidade e superação da violência” e como lema “Vós sois todos irmãos”.

Em Maringá, o lançamento da CF será nesta quarta-feira (14/2) às 9 horas no Centro de Socioeducação (Cense), onde ficam apreendidos os adolescentes em conflito com a lei. Por causa do espaço restrito, o evento será reservado à coordenação do Movimento de Cursilhos de Cristandade, a coordenação da Ação Evangelizadora, imprensa e autoridades civis.

A Campanha da Fraternidade é organizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e ocorre entre os dias 14 de fevereiro e 25 de Março, período litúrgico da Quaresma. Para os católicos, é o momento de intensificar a prática do jejum, oração e esmola como recomendou o Papa Francisco na mensagem escrita para os fiéis.

“Se vos aflige, como a nós, a difusão da iniquidade no mundo, se vos preocupa o gelo que paralisa os corações e a ação, se vedes esmorecer o sentido da humanidade comum, uni-vos a nós para invocar juntos a Deus, jejuar juntos e, juntamente conosco, dar o que puderdes para ajudar os irmãos”, escreveu o Papa.

O cartaz da Campanha da Fraternidade deste ano é representado por pessoas de várias idades e etnias. O texto base da Campanha da Fraternidade traz uma reflexão sobre o panorama de violência em todo mundo e em especial no nosso país.

O Atlas da Violência 2017, lançado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostrou que houve um aumento de 48 mil homicídios em 2007 para quase 60 mil em 2015.

Significado da Quaresma

A Quaresma dura quarenta dias e vai do fim do Carnaval até a Semana Santa. Para os católicos, este é o período de preparação espiritual para a Páscoa.

A Igreja Católica aconselha que durante a Quaresma os fiéis façam alguns sacrifícios nos quarenta dias em que Jesus passa por tentações no deserto e aguarda a ressurreição. O ato de comer carne, por exemplo, está ligado a questão de festas. Por isso, não comer o alimento e fazer jejum significa sacrifício e reflexão.

As cinzas impostas nas testas dos fiéis durante a Missa de quarta-feira de cinzas, que dá início a Quaresma, são dos ramos abençoados no Domingo da Paixão do ano anterior, seguindo um costume do século XII. De acordo com a Igreja Católica, as cinzas simbolizam a condição fraca do homem que caminha para a morte.

Horários de Missa na Catedral

No primeiro dia da Quaresma haverá quatro celebrações com imposição de cinzas na Catedral de Maringá.

As missas serão às 7 horas, 12 horas, 15 horas e 19h30. A celebração das 19h30 será presidida pelo Arcebispo Dom Anuar Battisti.

Cada Paróquia da Arquidiocese de Maringá celebra as missas em horários diferentes. O horário deve ser conferido em cada uma das comunidades paroquiais.


Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas