Avançam obras de pavimentação na PR-691, a estrada Beira-Rio que liga o município de Porto Rico ao Porto São José

Por: - 9 de fevereiro de 2018
Obras na estrada entre o município de Porto Rico e o Porto São José, em São Pedro do Paraná / Murilo Gatti

Contratada por R$ 18,8 milhões, a Weiller Construção Civil Ltda tem até o final de 2018 para concluir a pavimentação da PR-691. Conhecida como estrada Beira-Rio, por margear o Rio Paraná, a rodovia faz a ligação do município de Porto Rico e o Porto São José, distrito de São Pedro do Paraná.

A ordem de serviço foi assinada em outubro de 2017 e após a aprovação do licenciamento ambiental, a empresa fez a supressão da vegetação, para alargar a estrada rural. Agora, os trabalhos se concentram na implantação das galerias pluviais e preparação do solo para a pavimentação asfáltica.

A estrada é muito utilizada por turistas de Maringá e de outras cidades do Noroeste do Estado, que aproveitam as prainhas do Rio Paraná.

A obra é parte do programa do Governo do Estado Rotas do Desenvolvimento e é financiada pelo Banco do Brasil. Segundo informações do Governo do Paraná, a expectativa é que a pavimentação beneficie cerca de 45 mil pessoas na região.

No perímetro urbano, com mais circulação de veículos, o projeto de pavimentação inclui a construção de acostamentos e calçadas compartilhadas com ciclovia.

“Outra melhoria será feita na ponte sobre o rio Ribeirão São Pedro, que receberá nova estrutura, quatro vezes maior que a atual. É uma obra completa e complexa”, disse o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, quando do lançamento do projeto.

Asfalto na estrada Beira-Rio é reivindicação antiga

Além da circulação de turistas, a estrada Beira-Rio é bastante utilizada na região para escoamento de produtos da agricultura como o café, milho, algodão, mandioca e feijão.

Para a prefeita de São Pedro do Paraná, Leila Fernandes, a pavimentação é uma conquista. “Essa estrada vai beneficiar, e muito, o nosso município e toda a região, seja na área de turismo ou na agricultura”, afirmou.

O prefeito de Porto Rico, Evaristo Ghizoni Volpato, explicou que a pavimentação da Beira-Rio vai facilitar o acesso aos condomínios residenciais localizados na margem esquerda do Rio Paraná e beneficiará os cidadãos. “É uma reivindicação antiga da população, que agora está sendo realizada”, disse ele.

A obra também prevê a construção de duas interseções, a primeira de acesso a São Pedro do Paraná e a outra no acesso ao Mirante do Rio Paraná.

“Estamos colocando aqui a infraestrutura necessária para aumentar o turismo, um segmento que alavanca a economia, gera empregos e riquezas e impacta diversos setores, como a hotelaria e a gastronomia”, afirmou o governador Beto Richa durante a assinatura da ordem de serviço da obra.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.