O Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem ao Transporte (Sest Senat) terá uma nova sede em Maringá. Localizado na Gleba Ribeirão Pinguim, na Cidade Industrial, o novo prédio começará a ser construído nas próximas semanas e tem previsão para ser concluído em janeiro do ano que vem.
A obra será feita com recursos próprios do setor de transportes e tem custo estimado em R$ 36 milhões. A unidade será construída pela Enge Prat e terá cerca de 5 mil m² de área construída em terreno de quase 25 mil m². A sede atual é alugada e tem apenas 500 m².
A construtora promete contratar 150 profissionais, entre pedreiros, serventes, armadores, carpinteiros, serralheiros e pintores por meio da Agência do Trabalhador de Maringá. As vagas começarão a ser preenchidas nos próximos dias.
O Sest Senat foi criado há 25 anos por meio da lei federal nº 8.706, após mobilizações do setor de transporte e associações sindicais. Em Maringá, o serviço existe há 21 anos. “O Sest Senat visa à qualificação e o bem-estar dos trabalhadores, dependentes e empresários do setor de transportes sediados em Maringá e mais oitenta municípios”, explica o diretor da unidade do Sest Senat em Maringá, Geasi Oliveira de Souza.
Para Souza, com a nova sede, o Sest Senat vai conseguir melhorar a estrutura física de atendimento e ampliar os serviços oferecidos. “Vai ter dezenas de outros cursos que, por falta de espaço físico, a gente não consegue realizar”, diz.
No atual endereço são sete turmas de cursos de formação para jovem aprendiz na área de mecânica básica para veículos pesados e assistente administrativo de transporte. Há, ainda, 30 cursos de ensino a distância e 408 presenciais, disponibilizados mediante a procura dos interessados.
Cursos são gratuitos para o setor de transporte
Dentre os cursos oferecidos e que devem ser ampliados com o novo prédio, estão as formações especializadas como transporte de produtos perigosos, transporte coletivo de passageiros, transporte de veículos escolares e de emergência.
Na linha amarela, são ofertadas formações de empilhadeira, pá carregadeira, motoniveladora, retroescavadeira e na área de segurança no trabalho, normas regulamentadoras, trabalho em altura, espaço confinado, socorrista e entre outros.
De acordo com o diretor da unidade, para os trabalhadores de empresa de transportes os serviços são gratuitos e para o público em geral são cobrados a matrícula e outros gastos dos cursos.
Atualmente, trabalhadores de transporte rodoviário, transporte de carga, transporte de passageiro, ferroviário, além de taxistas, motoristas autônomos, motofretista e mototaxista recebem além do atendimento na área de desenvolvimento profissional, atendimento social na área da saúde.
O Sest Senat oferece serviços de odontologia, fisioterapia, nutrição e a partir de junho psicologia. Na nova unidade, os trabalhadores e familiares também contarão com sala de raio-X.
No novo espaço, Souza promete ampliar o espaço práticas esportivas com a construção de uma quadra, onde também serão apresentadas peças teatrais. “Já fazemos um atendimento expressivo e nessa nova unidade vamos ampliar para 20 mil trabalhadores por mês”, afirma.
Comentários estão fechados.