Consórcio Castilho-J.Malucelli é declarado vencedor de licitação do Contorno Sul Metropolitano com proposta de R$ 294,9 milhões. Empresa concorrente pede suspensão do processo

  • As empresas Construcap CCPS Engenharia e Comércio S.A. e a Sociedad Anonima de Obras y Servicios Copasa do Brasil entraram com uma representação, com pedido de liminar, junto à Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Estado do Paraná, para que seja suspenso o procedimento licitatório do Contorno Sul Metropolitano de Maringá. O pedido foi publicado nesta segunda-feira (15/1) no Diário Oficial da União (DOU).

    Em reunião no dia 20 de dezembro, o Consórcio Construcap-Copasa teve a inabilitação no processo mantida, depois de perder um processo judicial. Na ocasião, o Consórcio Castilho-J.Malucelli, com proposta de R$ 294,9 milhões, foi declarado vencedor.

    Além do recurso apresentado pelo Consórcio Construcap-Copasa, o Dnit também analisa recurso da Construtora Triunfo S.A.. A empresa apresentou uma proposta de R$ 226 milhões para realizar a obra.

    No entanto, a comissão de licitação entendeu que a Triunfo terceirizaria vários serviços e alguns custos de insumos estavam abaixo do preço de mercado. Desta forma, em tese, o projeto executivo da obra não seria atendido e a fiscalização seria mais complexa.

    O orçamento do Dnit para a obra, conforme consta do projeto de maio de 2016, quando o primeiro edital de licitação foi publicado, é de R$ 337,4 milhões.

    Dentro da concorrência há outros dois participantes: o Consórcio Contorno Maringá (Barbosa Mello – Paulista – Stenobras), que apresentou proposta de R$ 327,6 milhões para a obra, e o Consórcio Nova Maringá (Constran – Comsa), que ofertou R$ 327,8 milhões.

    Após ser suspensa em 2016, a concorrência do Contorno Sul Metropolitano de Maringá teve a primeira reunião de julgamento das propostas em fevereiro de 2017.

    Contorno Sul Metropolitano tem 32,4 quilômetros

    O projeto do Contorno Sul Metropolitano propõe a construção de um desvio rodoviário de 32,4 quilômetros. O ponto inicial é a BR-376, saída para Mandaguaçu, próximo ao entreposto da transportadora G10. O ponto final, na BR-376, é a usina de biodiesel da Petrobrás, no contorno de Marialva.

    A proposta é que o desvio rodoviário passe próximo à Penitenciária Estadual de Maringá (PEM) e corte a PR-323, em Paiçandu. De volta ao território de Maringá, o desvio irá passar próximo ao Aeroporto Regional Silvio Name Júnior e dentro da Cidade Industrial. Depois, o contorno passa por áreas rurais de Marialva e Sarandi.

    Dentro do orçamento do Governo Federal para 2018, foi aprovada uma emenda de bancada que destina R$ 70 milhões para o início das obras do Contorno Sul Metropolitano.

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