Procon de Maringá faz operação especial de Natal: até esta quinta-feira foram visitadas 170 lojas e uma foi autuada

  • O Procon de Maringá encerra nesta sexta-feira (15/12) a Operação de Natal, que teve início no último dia 4. Até esta quinta-feira os fiscais visitaram 170 lojas, para orientação. Mesmo tendo como objetivo instruir os lojistas sobre leis federais e municipais relativas ao consumidor, um loja foi autuada por já ter sido orientada no passado e não ter tomado as providências devidas.

    A gerente de Operações do órgão, Naiara Ariane de Oliveira, disse que as visitas estão sendo feitas por três ou quatro equipes durante à tarde e duas à noite, se estendendo até às 20 horas – aproveitando o horário especial do comércio. A operação começou pelos bairros e agora está atuando no Centro. Os shoppings já haviam sido vistoriados anteriormente.

    Segundo ela, os lojistas estão sendo orientados a informar os preços dos produtos nas vitrines, manter pelo menos um exemplar do Código de Proteção e Defesa do Consumidor à disposição dos clientes e ter o número do telefone do Procon em local visível, preferencialmente próximo ao caixa.

    As lojas visitadas são cadastradas e as eventuais irregularidades anotadas. “Desta forma, em uma próxima visita, se o problema não foi resolvido, será lavrada auto de infração, pois a empresa já tinha orientada”, acrescentou Naiara. Segundo ela, “no passado a fiscalização não era tão efetiva, por isso decidimos, primeiro, orientar”.

    Comentários estão fechados.