Avança proposta para armar os guardas municipais de Maringá; agentes passarão por exame psicológico

  • Criada há dez anos, a Guarda Municipal de Maringá volta a ser estruturada para que os guardas municipais possam trabalhar com armas de fogo. A administração municipal acaba de publicar o edital de licitação para a contratação de avaliações psicológicas, exame indispensável para a concessão do porte de arma.

    A Prefeitura de Maringá pretende gastar até R$ 42 mil. A abertura dos envelopes é prevista para o dia 12 de dezembro. Serão contratadas até 300 avaliações.

    Para serem habilitados a trabalhar com armas, os guardas municipais terão de passar por uma bateria de instrumentos de avaliação que incluem teste projetivo, teste expressivo, teste de memória, teste de atenção difusa e concentrada e entrevista semi-estruturada.

    As discussões sobre armar ou não os agentes da Guarda Municipal de Maringá se arrastam desde 2009, quando o então vereador Carlos Eduardo Saboia, apresentou um projeto para garantir o uso das armas de fogo.

    Na ocasião, o que acabou aprovado pelos vereadores e foi implantado pela Prefeitura de Maringá foi o uso de armas de choque, não letais.

    Posteriormente, em 2014, houve uma emenda à Lei Orgânica do Município que autorizou o uso das armas de fogo.

    Em 2015, cerca de 60 guardas municipais passaram por um treinamento na Escola de Formação e Aperfeiçoamento e Especialização de Praças (Esfaep), da Polícia Militar.

    Mas, no ano seguinte, nenhum dos agentes chegou a realizar os cursos de tiro e nem as avaliações psicológicas necessárias para a continuidade do processo.

    O uso de armas de fogo pelos guardas municipais é uma das promessas de campanha do prefeito Ulisses Maia (PDT).

    Londrina e Sarandi tem guardas municipais armadas

    Em dezembro de 2015, mais de cem agentes da Guarda Municipal de Londrina receberam o porte para trabalhar com as armas de fogo nas ruas da cidade. Na ocasião, a corporação contava com 249 pistolas e 15 revólveres.

    Em Sarandi, município vizinho a Maringá, as armas de fogo foram compradas em 2013, mas acabaram distribuídas aos guardas municipais apenas em outubro do ano passado.

    Foram entregues 25 pistolas calibre 380 e 10 escopetas calibre 12 aos 26 agentes que receberam o porte institucional concedido pela Polícia Federal.

    Comentários estão fechados.