Procurador da Lava Jato e ex-ministra falam sobre compliance e corrupção em evento da construção civil em Maringá

  • O Procurador Regional da República e integrante da Força Tarefa da Operação Lava Jato, Carlos Fernando dos Santos Lima, e a ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon, confirmaram presença para esta terça-feira (7/11) em Maringá.

    Eles participam do seminário “Ética & Compliance para uma Gestão Eficaz”, que visa ao fortalecimento dos mecanismos de controle interno e a modernização dos marcos regulatórios de gestão para entidades e empresas da construção civil.

    Também participam do seminário o cientista político Leonardo Barreto e Marco Antônio Guimarães, gerente executivo Jurídico de Riscos e Compliance do Sistema Fiep.

    Promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e pelo Sesi Nacional, o seminário tem como objetivo disseminar as ferramentas disponíveis para fortalecer mecanismos internos de controle, assim como indicar normas de conduta que tornem mais difícil a prática de desvios.

    A realização é do Sindicato da Indústria da Construção do Norte do Paraná (Sinduscon-NOR/PR), com apoio do Crea-PR, Fiep e Seconci-PR, o encontro de Maringá mobilizará empresários, dirigentes da construção civil e integrantes do Judiciário.

    “Vamos levar ao nosso público alguns cuidados necessários no ambiente de negócios e disseminar pontos que achamos importantes para que se fechem janelas de oportunidade de corrupção”, afirma o presidente da CBIC, José Carlos Martins.

    “Este seminário tem sido realizado nas capitais e é a primeira vez que será realizado no interior. É uma oportunidade de debatermos um tema importante com personalidades que têm muito a contribuir para que possamos conscientizar a todos sobre a necessidade de implantação de mecanismos de controle interno nas empresas”, reflete o presidente do Sinduscon Noroeste do Paraná, Marcos Mauro Pena Filho.

    Após desvios de ex-diretor, Sinduscon investe em compliance

    O Sinduscon Noroeste do Paraná está assumindo o protagonismo da disseminação do Compliance em Maringá. Este ano, o sindicato criou mecanismos de controle interno de gestão, trabalho desenvolvido pela Fabrilo Rosa & Trovão Advogados (FR&T), mesma empresa que defende o sindicato na cobrança dos desvios feitos por um ex-diretor.

    O sindicato também incluiu o Compliance no regulamento do Prêmio Sinduscon 2017. As construtoras estão sendo avaliadas neste quesito e receberam consultoria da FR&T referente à análise de contratos como forma de prevenção a questões judiciais na relação com os clientes.

    O advogado e consultor jurídico do Sinduscon, Eder Fabrilo Rosa, acredita que o compliance é um grande vetor de transformação das pessoas e das empresas, independente do porte de atuação das mesmas, garantindo maior envolvimento dos funcionários com a cultura e normas da organização.

    Para o advogado, a medida faz com que a política de ética e valores da empresa seja mais concreta e, assim, melhor assimilada.

    O especialista complementa que existem as regras legais e as regras que cada um escolhe seguir e que, por meio do compliance, são estabelecidos métodos e ferramentas para a efetivação da política de ética de cada organização.

    Ele lembra que também é preciso implementar mecanismos de melhoria e de acompanhamento para que o sistema funcione bem.

    “A adoção do Compliance previne casos de favorecimento de fornecedores, compras fraudulentas, apropriação indevida de valores e todo tipo de situação que possa envolver desvios de conduta de funcionários no âmbito privado”, resume.

    CBIC apresenta Guia de Ética & Compliance

    A CBIC apresentará durante o seminário o Guia de Ética & Compliance da Construção Civil, formado por documentos que trazem as mais atuais premissas e ações de compliance, alinhadas a padrões internacionais, que servem de referência e sugestão para entidades do setor e suas empresas associadas na formulação e implantação de políticas de integridade.

    Projeto desenvolvido em correalização com o SESI Nacional, oferece ferramental inédito que inclui um guia referencial de ética; um guia de compliance e representação política – incluindo a Lei Anticorrupção comentada; um código de conduta concorrencial para a construção civil; e um manual de avaliação de risco de corrupção nas empresas.

    Outro documento aponta 12 ações consagradas no relacionamento com o poder público que podem estimular a prática desvios e cuja correção tem sido defendida pelo setor.

    “A CBIC apoia e defende a criação de um ambiente de negócios mais transparente e justo que permita a livre concorrência contribuindo para o fortalecimento das empresas, da economia e da sociedade”, afirma Ana Cláudia Gomes, gerente de Relações Institucionais do Seconci e presidente do Fórum de Ação Social e Cidadania (FASC), comissão técnica da CBIC responsável pelo projeto.

    Programação do seminário 

    Local: Auditório do Crea de Maringá

    8h30 às 9h – CREDENCIAMENTO

    9h às 9h15 – ABERTURA

    • Marcos Mauro Pena de Araújo Moreira Filho. Presidente Sinduscon-NOR/PR
    • Geórgia Grace Bernardes – Gerente de Negócios – Projetos da CBIC

    9h30 às 10h30 – PAINEL 1 – Ética & Compliance na Construção

    • Eliana Calmon – Jurista e Ministra Aposentada do Superior Tribunal de Justiça – STJ.
    • Leonardo Barreto – Doutor em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB), especialista em comportamento eleitoral e instituições políticas.

    10h30 às 10h45 – COFFE BREAK

    10h45 às 11h45– PAINEL 2 – A Prática no Compliance na Construção Civil

    • Marco Antônio Guimarães – Gerente Executivo Jurídico de Riscos e Compliance do Sistema Fiep.
    • Carlos Fernando dos Santos Lima – Procurador Regional da República e membro da Força Tarefa da Lava Jato.

    11h45 às 12h30 – DEBATE

    12h30 – ENCERRAMENTO

    Comentários estão fechados.