Pela quarta vez este ano, Maringá decreta ponto facultativo para esticar feriado; escolas estão funcionando

  • Feriados às quintas e segundas-feiras são sinônimo de ponto facultativo nos setores públicos brasileiros e, consequentemente, de feriado prolongado.

    Até agora foram cinco feriados prolongados no Brasil neste ano:  terça-feira de Carnaval, que caiu no dia 28 de fevereiro, e outros quatro – nos dias de Corpus Christi, Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida e Finados – que caíram em quintas-feiras.

    A Prefeitura de Maringá decretou ponto facultativo para o prolongamento da folga em apenas três desses cinco feriados nacionais e outro na quinta-feira do dia 13 de maio, véspera da Sexta-Feira Santa (14/05), que celebra a Paixão de Cristo, e que não consta do calendário de feriados no país.

    Para as sextas-feiras seguintes aos feriados de Corpus Christi (15/6) e da Padroeira do Brasil Nossa Senhora Aparecida (12/10) não foram baixados decretos de ponto facultativo. Em todos os feriados e recessos, os serviços essenciais permaneceram em funcionamento.

    Nesta sexta-feira (03/11), a prefeitura também decretou ponto facultativo por causa do feriado de Finados.
    Os departamentos de serviços especiais, como a Guarda Municipal, Defesa Civil,  Hospital Municipal (HM), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Zona Norte e Zona Sul, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a Farmácia 24 horas funcionam normalmente.
    Os Centros de Educação Infantil (CMEIs) e Escolas Municipais também retomaram as atividades normais nesta sexta-feira.

    O primeiro ponto facultativo do ano foi na segunda-feira 27 de fevereiro, véspera do  Carnaval (28/02). O decreto nº 202/2017, que definiu a folga para os servidores foi publicado no dia 6 de fevereiro.

    Outro ponto facultativo foi na quinta-feira 13 de abril,  véspera da Sexta-Feira Santa. A prefeitura ficou fechada nos dias 13 e 14 de abril. No setor da educação as aulas foram realizadas normalmente na quinta-feira nos Centros de Educação Infantil (CMEI´s) e escolas municipais.

    Também foi decretado ponto facultativo na sexta-feira 8 de setembro nas repartições públicas do município devido ao feriado da Independência do Brasil.

    UEM e Unicesumar não prolongam feriado de Finados

    Na Universidade Estadual de Maringá (UEM) as atividades funcionam normalmente nesta sexta-feira. Segundo a assessoria de imprensa da universidade, neste ano em nenhum dos feriadões prolongados foi decretado recesso.

    No entanto, é visível o esvaziamento dos campus das universidades públicas. No último feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida, alunos da UEM informaram que só 20% da comunidade universitária compareceram ao campus. 

    A assessoria informou ainda que, para esta sexta-feira, as dispensas não foram permitidas porque não estavam definidas no calendário acadêmico feito pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEP).

    Porém alguns cursos foram dispensados pelos professores – cada docente ou agente universitário tem direito a cinco abonos por ano e deixam essas datas para emendar os feriados.

    Já no Centro Universitário Cesumar (Unicesumar)  é o primeiro feriado prolongado do ano em que as aulas vão ser realizadas normalmente no dia seguinte. Em todas as outras datas, foi decretado recesso no dia seguinte ou anterior do feriado.

    Comentários estão fechados.