Secretaria de Saúde fará teste rápido de sífilis no Cemitério Municipal

Equipes volantes farão o teste rápido na manhã do dia 18. O teste é ofertado de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 16 horas, no Centro de Testamento e Atendimento. O centro fica na Policlínica da Zona Sul, esquina das ruas Tabaetê e Assunção

  • Em comemoração ao Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, dia 21 de outubro, a secretaria de Saúde de Maringá, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), está promovendo ações para incentivar a população a realizar testes rápidos, em especial, o da Sífilis.

    Os teses serão realizados no dia 18 de outubro, das 8 horas às 12 horas, com equipes volantes no Cemitério Municipal, e dia 20 de outubro, das 18 horas às 21h30, na Semusp.

    Sífilis é uma doença sexualmente transmissível, e os principais sintomas são pequenas feridas nos órgãos sexuais e caroços nas virilhas (ínguas), que aparecem no início da doença, período em que ela é mais contagiosa. Depois disso, geralmente não apresenta sintomas, o que dá a falsa impressão de cura.

    A sífilis tem tratamento e cura. O teste rápido está disponível em toda rede de saúde pública pelo SUS, é gratuito e diz se apessoa tem ou não o HIV, agilizando o diagnóstico da Sífilis e das hepatites B e C.

    O teste rápido é ofertado de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 16 horas, no CTA. O centro fica na Policlínica da Zona Sul, esquina das ruas Tabaetê e Assunção, no Jardim Tabaetê.

    A doença esconde sintomas

    A fase primária, aparece entre 7 e 20 dias após a relação sexual, e seus primeiros sintomas são pequenas feridas nos órgãos sexuais e caroços nas virilhas (ínguas). Os caroços e ínguas não doem e, mesmo sem tratamento, elas desaparecem, podendo dar uma falsa impressão de cura.

    A pessoa continua doente e inicia a segunda fase, que é o aparecimento de manchas em várias partes do corpo (inclusive mãos e pés), mas estas manchas também desaparecem.

    A doença fica latente por meses ou anos, e quando reaparece, causa danos mais sérios, como paralisia, cegueira, doença cerebral e problemas cardíacos, podendo, inclusive, levar à morte.

    Sífilis transmitida na gravidez

    A sífilis congênita é a transmitida de mãe para filho e se manifesta logo após o nascimento, durante ou após os primeiros anos de vida da criança. As consequências para o bebê são lesões de pele, malformações, aborto, parto prematuro.

    Alguns casos podem ser fatais. O teste rápido para sífilis é recomendado na 1ª consulta do pré-natal, no início do 3º trimestre, no momento do parto e em caso de aborto. Importante realizar o pré-natal do parceiro, com testagem e tratamento para sífilis.

    Mais informações no Ambulatório de DST/Aids e Hepatites Virais pelos telefones: (44) 3293-8330 / 3293-8334

    Comentários estão fechados.