Arquidiocese de Maringá comemora o Dia da Padroeira do Brasil com bençãos, celebrações e carreata

Em Maringá, o Santuário Nossa Senhora de Fátima, anexo a Igreja São Francisco Xavier, exibe um altar de pedra de granito bruta, que foi trazida da Basílica Nossa Senhora Aparecida.

  • No dia 12 de outubro a Igreja Católica comemora o dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a Padroeira do Brasil.

    Neste ano, a festa pretende ser maior. Em 2017 celebra-se os 300 anos da aparição da santa no Rio Paraíba, no lugar chamado Porto Itaguassu – em 1717.

    Depois que os três pescadores acharam a imagem nas águas do rio, um deles a levou para casa e guardou até 1732.

    Depois dessa data, o pescador entregou a imagem para o filho, que ficou encarregado de construir um pequeno oratório.

    Porém foi somente em 1904 que a imagem foi solenemente coroada pelo Papa Pio X e em 1930 proclamada como Padroeira do Brasil pelo Papa Pio XI.

    Catedral fará carreata até o parque de exposições

    Segundo a Cúria Arquidiocesana de Maringá, cada paróquia vai celebrar o dia da padroeira do Brasil com bençãos e celebrações. A maior concentração será na Catedral e no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro.

    Da Catedral, sairá uma carreata com a imagem de Nossa Senhora Aparecida em direção ao parque de exposições, para a abertura do Cenáculo. A concentração da carreata será às 12 horas na praça da Catedral.

    No Parque de Exposições será celebrado o Cenáculo com Maria 2017. O evento será comemorativo aos 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

    Terá como tema “Com Maria retornemos ao Cenáculo”. O evento começa às 13 horas e termina às 19 horas, com a celebração da santa missa presidida pelo arcebispo de Maringá, Dom Anuar Battisti.

    A organização do evento pede que os participantes levem alimentos não perecíveis como doação, que serão repassados a entidades beneficentes.

    Haverá também o Cenáculo infantil, com programação especial para o Dia das Crianças.

    Nossa Senhora Aparecida
    Em 2017 a Igreja Católica celebra 300 anos da aparição de Nossa Senhora Aparecida. Imagem da
    Imagem/Murillo Saldanha

    Homenagens na paróquia da santa começam cedo

    A única Paróquia de Maringá que tem Nossa Senhora Aparecida como padroeira vai começar o dia 12 com um terço na praça da Igreja Matriz, às 8 horas.

    Logo após, às 10 horas, será rezada uma Missa Solene com benção de rosas e a consagração de Nossa Senhora.

    A paróquia, na Vila Esperança, tem como tradição a venda do bolo de pote em homenagem a padroeira. Cada bolo tem uma medalha de Nossa Senhora Aparecida.

    Os bolos podem ser adquiridos por R$ 5,00 reais até quarta-feira (11) na secretaria da paróquia e retirados logo após o final da missa do dia 12.

    Outra tradição é a queima de fogos em homenagem a aparição de Nossa Senhora.

    Existem diversas hipóteses sobre as tradição dos fogos ao meio dia. A mais aceita é que o ritual está vinculado ao barulho dos sinos que ecoavam há séculos atrás.

    Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida haverá uma bateria de fogos logo após a missa.

    Santuário de Nossa Senhora de Fátima existe em Maringá desde a década de 1990 / Foto: Murillo Saldanha

    Pedras vieram de Nossa Senhora Aparecida

    Em Maringá, o Santuário Nossa Senhora de Fátima, anexo a Igreja São Francisco Xavier, exibe um altar de pedra de granito bruta – a pedra foi trazida da Basílica Nossa Senhora Aparecida.

    O Santuário é uma gruta subterrânea e foi inaugurado em 13 de maio de 1995, pelo Monsenhor Pedro Ryô Tanaka.

    A gruta tem uma forte ligação com a comunidade japonesa. Logo no corredor de entrada é possível ver algumas telas e imagens do Japão que representam Maria com traços da cultura japonesa.

    No Japão, a aparição da virgem Maria ocorreu em 1973 na cidade de Akita, localizada na região noroeste do país.

    Lá a virgem recebeu o nome de Nossa Senhora de Akita. As aparições ocorreram sempre diante de uma imagem da Virgem Maria.

    Segundo relatos, algumas vezes, a santa verteu lágrimas, e até de sangue. Mais de 500 pessoas foram testemunhas do fenômeno.

    As paredes do Santuário são decoradas por cerâmicas idealizadas pela artista Jaci Takai, representando a influência do povo japonês em Maringá.

    Na entrada da gruta algumas imagens são confeccionas em seda e são originais do Japão e Taiwan (Imagem/Murillo Saldanha)

    Na sala principal onde são realizados terços e adorações está a imagem de Nossa Senhora de Fátima, suspensa sobre o altar. A santa está da mesma forma como Maria apareceu para os três pastorzinho na cidade portuguesa de Fátima.

    Dentro da gruta existem jardins com altares destinados a algumas imagens sacras. É possível ver imagens de São Francisco Xavier, Nossa Senhora de Akita e a padroeira do Brasil Nossa Senhora Aparecida.

    A relação com os jardins proporciona a beleza e o silêncio do santuário, onde os fiéis tem um contato íntimo com a fé.

    Na gruta todas as quintas-feiras, um grupo reza o terço da misericórdia às 15h, relembrando a paixão misericordiosa de Jesus Cristo.

    Telefone: (44) 3227-2983

    Comentários estão fechados.